Publicidade:

5 dicas para ter uma Páscoa saudável

Já sabemos que a Páscoa pode representar alguns excessos alimentares. Fique com as nossas dicas de moderação para ter uma Páscoa saudável.

5 dicas para ter uma Páscoa saudável
Não é preciso escolher entre tradição e saúde

Está com aquela sensação de que o Natal acabou de passar e agora já estamos na Páscoa? Mais uma época para as celebrações familiares, religiosas e também a altura do ano mais marcada pelas doces tradições gastronómicas. Mas é possível ter uma Páscoa saudável. Saiba aproveitar, sem perder o foco nos seus objetivos.

Na moderação está o ganho e é possível comer e aproveitar as amêndoas, ovos de chocolate, pão-de-ló, bolos e aletria. E o cabrito assado também não tem de ser posto de parte.

Como ter uma Páscoa saudável e saborosa


1. Mantenha alguma atividade física

Se quiser comer, mexa-se. Passeie a pé, planeie atividades em família, ajude na cozinha, etc. A grande vantagem da Páscoa ser na primavera é que pode à partida aproveitar, caso o tempo permitir, o ar livre e a atividade física.

ALT andar a pe

2. Cumpra horários e porções

A primeira parte desta sugestão pode ser mais complicada de seguir. Não é uma prioridade estar a apressar toda a família para comer às horas certas, que fazem parte da sua rotina. Mas se for possível fazê-lo, é importante. Assim como fazer um controlo de porções.

Mais vale conseguir aproveitar tudo o que esta época do ano tem para oferecer em termos gastronómicos, um pouco de cada vez, do que abusar e ficar com a consciência pesada e uma possível má disposição física.

3. Procure alternativas

Hoje em dia, comer de forma mais saudável já não é nada difícil. Encontrar alternativas a certos alimentos – quer seja por estar a optar por um certo tipo de alimentação ou por ter alguma intolerância alimentar – é fácil e acessível.

Preferir chocolate negro e amargo em vez do de leite, cozinhar grelhados em vez de assados, bebidas vegetais em vez de leite, fazer bolos e tartes seguindo receitas mais saudáveis… É possível, se assim o preferir.

4. Prefira amêndoas e ovos de chocolate saudáveis

Estes dois alimentos são as grandes tentações da época. Deve saber que a amêndoa em si é uma alimento muito bom. Aqui o problema é a cobertura, e trata-se mesmo de uma questão de escolha.

Prefira as de chocolate negro ou as mais simples. Quanto aos ovos de chocolate, prefira os mais pequenos e embalados individualmente, em vez dos gigantes.

ALT chocolate pascoa saudavel

5. Planeie as refeições

Esta dica vai de encontro à questão de cumprir horários e porções. Faça as escolhas por si, pelas suas necessidades e desejos. Não tem de ser super restritivo, mas também não tem que deitar a perder o que já conseguiu, caso esteja num processo de perda de peso, por exemplo.

Pode começar por comer a sopa ou a salada, antes de passar para o prato principal. Desta forma, recebe nutrientes importantes e já enche o estômago de uma forma saudável, evitando aperitivos com sal, açúcar e gorduras. Se possível, prefira sempre água a refrigerantes.

No prato principal, a proteína deve ser predominante, em vez dos hidratos de carbono. Pequenas escolhas que podem fazer a diferença e ajudá-lo a aproveitar o dia e a ter uma Páscoa saudável.

Veja também:

Júlia Rocha Júlia Rocha

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, sempre se deu bem com os livros, teclados de computador e canetas. A importância da palavra escrita num mundo tecnológico, aliada à história, ao cinema, literatura e televisão, são os seus maiores campos de interesse.