11 dicas para passar na inspeção automóvel

Saiba como preparar o seu automóvel para passar na inspeção.

11 dicas para passar na inspeção automóvel
Garanta a sua segurança com um veículo em boas condições

Se está a aproximar-se o mês em que tem de levar o seu automóvel à Inspeção Periódica Obrigatória então certifique-se de que o veículo está em bom estado. Acredite que um carro em boas condições, não só garante a segurança e estabilidade da viatura, como é meio caminho andado para passar na inspeção e evitar alguns dissabores que podem sair caros.

Para que todo o processo decorra sem surpresas, o E-Konomista deixa-lhe algumas dicas úteis que o vão ajudar a perceber se o seu automóvel está em bom estado.

Dicas para passar na inspeção automóvel

Embora algumas situações anormais do carro tenham de ser realizadas em oficinas, tais como a suspensão ou os travões, a maior parte delas podem ser revistas pelo proprietário. Para que nada lhe escape, faça uma lista de itens e vá riscando cada um, à medida que confere que tudo está em ordem com o seu veículo.

1. Documentação

Pode parecer óbvio, mas há quem se esqueça de um ou outro documento que deve apresentar no centro de inspeção periódica. Portanto, não se esqueça do documento único automóvel, a folha de seguro e, se já não for a primeira vez, deve levar a folha da última inspeção.

2. Luzes

A melhor altura para verificar todo o sistema de iluminação é, naturalmente, de noite. Confirme o funcionamento das luzes de presença, dos médios e dos máximos. Mas tenha em atenção se os dois faróis da frente e de trás estão calibrados. Quer isto dizer, se os faróis emitem a mesma quantidade de luz na direção.

A seguir faça uma revista à sinalização luminosa como as luzes de mudança de direção, os quatro piscas, as luzes de travagem, de marcha atrás, e não se esqueça das luzes da matrícula e de nevoeiro.

3. Limpa para-brisas

Os limpa para-brisas da frente e de trás devem funcionar e as escovas devem limpar em condições. Não se esqueça que o depósito de água deverá estar cheio.

4. Espelho

Deve verificar a superfície refletora, a fixação e a regulação dos espelhos.

5. Cintos de segurança

Os cintos de segurança têm de estar operacionais e corresponder ao número de lugares homologado no modelo.

6. Pneus

Pneus carecas não passam na inspeção. Portanto, confirme se os pneus têm no mínimo 1,6 milímetros de rasto e não apresentar outras anomalias.

7. Triângulo de sinalização e colete refletor

O triângulo deve estar no sítio e o colete refletor tem de ser homologado. Ambos devem estar no interior do habitáculo.

8. Mancha no chão

Se nos últimos tempos reparou que depois de retirar o carro do estacionamento ficou uma mancha no chão de óleo ou de líquido de refrigeração (incolor), deve dirigir-se a uma oficina antes de ir à inspeção. Isto porque a existência de fugas será anotada e pode ser a causa de não passar na inspeção.

9. Travões

Se o veículo tiver fugas de líquido ou o sistema de travagem em mau estado, o carro vai reprovar. Além disso, os centros de inspeção avaliam ainda os barulhos provenientes do sistema de travagem, pois revelam que as pastilhas estão gastas e estão a tocar nos discos. Se reparou que os travões fazem esses barulhos estranhos devem dirigir-se a uma oficina.

10. Direção

Antes de ir à inspeção aconselhamos que, numa estrada em linha reta e direita, segure o volante a direito e repare se o automóvel foge para algum dos lados, é porque a direção está desalinhada. Deverá ir a uma oficina alinhar a direção pois as folgas na direção dão chumbo.

11. Suspensão

Caso note um comportamento anormal da suspensão em curva ou em travagens a baixa velocidade, é porque alguma peça pode estar em mau estado. Esta é também uma das situações que deve ficar alerta e que deverá levá-lo à oficina antes de ir à inspeção com o seu carro.

Veja também: