Sugestão: um Passeio Geológico pelo verde da serra e azul do rio

Parta num Passeio Geológico e surpreenda-se com a imensa riqueza natural, geológica, histórica e etnográfica da Região Centro do país.

Sugestão: um Passeio Geológico pelo verde da serra e azul do rio
Saiba o que o esperar neste Passeio Geológico

A ZêzereTrek convida-o a descobrir o património Geológico das Aldeias de Foz do Cobrão e Sobral Fernando, sobranceiras ao rio Ocreza e vizinhas das Portas de Rodão. É um percurso a não querer perder pela sua imensa beleza e riqueza histórica. Seja ou não um caminhante activo, este Passeio Geológico é uma excelente forma de escapar ao quotidiano e explorar em contacto íntimo com a Natureza os seus mais bonitos segredos.

Um Passeio Geológico pela Natureza

Passeio Geológico

O Passeio Geológico é um percurso que o vai surpreender não só pela fauna e flora deste território mas também pela oportunidade de testemunhar a relação entre as plantas, os animais, a terra e, claro, as gentes que aí nasceram. O passeio, com ponto de encontro junto ao Largo da Igreja da Foz do Cobrão, decorre aos Sábados e Domingos e tem a duração de 4 horas.

Preço (inclui seguros, acompanhamento com guia e lanche matinal): desde 10 € Ver experiência em bookinxisto.com/pt >>

As aldeias

Foz do Cobrão é uma aldeia do concelho de Vila Velha de Ródão, no distrito de Castelo Branco, que fica poisada na encosta oeste da Serra das Talhadas, na margem esquerda do Rio Ocreza. É uma antiga povoação perfeita para escapar ao burburinho citadino e abraçar a natureza em expedições inesquecíveis. Parta à descoberta de fósseis, cegonhas-negras e grifos, bolsas de vegetação única e recupere forças com pratos deliciosos e locais.

Sobral Fernando é uma aldeia da freguesia de Sobreira Formosa, concelho de Proença-a-Nova, que fica no sopé da Serra das Talhadas, na margem direita do Rio Ocreza, fazendo fronteira com o Concelho de Vila Velha de Ródão, na aldeia de Foz do Cobrão.

O que levar?

A ZêzereTrek, empresa com uma “abordagem original e diferenciadora das actividades outdoor” e organizadora deste percurso pelo verde da serra e azul do rio, aconselha-o a levar calçado confortável e adequado a piso irregular para poder usufruir desta viagem pela natureza com maior leveza.

O que visitar nas proximidades?

Nas proximidades deste Passeio único pelo património geológico local, poderá a encontrar diversas praias fluviais (como a Praia Fluvial da Cerejeira, a 14.6km, e a Praia Fluvial da Fróia, a 14.6km), a Loja Aldeias do Xisto de Figueira, a 11km, e o Centro de Ciência Viva e da Floresta de Proença-a-Nova, a 15.1km, entre outros pontos de interesse.

Onde ficar?

A menos de meia hora de distância da aldeia de Foz do Cobrão, poderá encontrar, no Geopark Naturtejo, a Casa da Cerejeira, uma habitação pitoresca que faz parte das Casas dos Carregais, construídas em pedra e xisto na Aldeia dos Carregais.

Preço por noite para duas pessoas (pequeno-almoço incluído): 70€ Ver alojamento em bookinxisto.com/pt >>