Aprender a cozinhar: o passo a passo da salada

Se está a aprender a cozinhar, saber preparar uma salada é essencial: siga as nossas dicas passo a passo para que nada falhe e tenha um prato cheio de cor e sabor.

Aprender a cozinhar: o passo a passo da salada
Dicas para conseguir uma salada de fazer crescer água na boca

As saladas acompanham na perfeição todas as grandes refeições, ou podem mesmo constituir um prato principal – se forem mais ricas e nutritivas. Aprenda aqui como preparar receitas perfeitas, cheias e cor e sabor, adaptando-as aos seus gostos, preferências e necessidades. Espreite o nosso passo a passo para uma salada deliciosa.

Salada perfeitas: dicas passo a passo

As saladas podem ser um acompanhamento saudável para enriquecer os seus almoços e jantares ou, então, podem constituir uma refeição rápida e pouco calórica – ideal para quem quer manter a saúde em dia e está de olhos postos na balança.

salada


Passo a passo para preparar uma salada

  1. Separe as folhas de uma alface.
  2. Lave-as cuidadosamente.
  3. Parta as folhas com os dedos em pedaços mais pequenos para dentro de uma saladeira.
  4. Junte à salada outros vegetais ao seu gosto. Pode juntar tomates lavados e partidos em rodelas, cebolas às tiras, aipos aos pedaços, entre outros. Dê asas à imaginação e enriqueça as suas receitas com os sabores de eleição!
  5. Para a sua salada ter um sabor diferente, junte também alguns dos chamados super alimentos, como abacates, amêndoas, maçãs ou nozes.
  6. Há outros alimentos que também podem ser adicionados à sua salada para lhe conferir mais sabor e diferentes texturas, como cenoura ralada, queijo de cabra em pedaços, sementes de romã ou pepino às rodelas.
  7. Se optar por fazer da sua salada um prato principal, pode adicionar uma fonte de proteína – como por exemplo, frango cozido desfiado, ou peru grelhado e partido em tiras pequenas.
  8. Para alternativas vegetarianas, não adicione a carne e opte por seitan ou tofu.
  9. Para finalizar, acrescente ervas aromáticas, croutons, quinoa e, quem sabe, um toque final com sementes de sésamo.
  10. Sirva com um molho da sua preferência, ou use o mais simples e saudável tempero para saladas: um fio de azeite e sumo de limão.

Como vê, as suas saladas podem ser ricas  e nutritivas, para além de representarem opções muito saudáveis para a sua alimentação. Escolha os ingredientes que mais lhe agradam, ou mesmo aqueles que tem disponíveis num determinando momento em sua casa e prepare uma salada absolutamente deliciosa – sem enganos.

Ver as melhores receitas de saladas >>

Veja também: