5 passos para começar a investir

Quer começar a investir mas não sabe como? Conheça 5 regras simples que certamente irão ajudar a responder a estas e outras perguntas que tenha.

5 passos para começar a investir
Pequenas dicas e passos que o vão ajudar a ter uma boa experiência nos seus investimentos.

Quer começar a investir e não sabe por onde começar? Tem algumas poupanças em produtos que não lhe rendem dinheiro nenhum e sente que o seu banco se aproveita para ganhar dinheiro a emprestar o seu dinheiro?
Veja quais as regras fundamentais para começar a investir e ganhar dinheiro.


5 passos para começar a investir com sucesso


1º Passo - Defina os seus objetivos

Se quer investir quer fazê-lo porque tem objetivos. Coloque-se algumas questões:
  • Quanto quero ganhar?
  • Qual o risco que quero assumir?
  • Quais os produtos que conheço?
  • Quanto tempo tenho para estudar os mercados financeiros?

Se está a iniciar o seu percurso nos mercados financeiros irá ter de ocupar algum tempo a estudar para aprender as várias potencialidades dos diversos produtos de investimento bem como os riscos que cada um comporta.


2º Passo - Saia da sua zona de conforto

Investir implica abraçar a incerteza. Se o investimento fosse algo certo isso implicava que os níveis de retorno que proporcionava eram muito reduzidos. Os investidores exigem ser compensados pelo risco que assumem. Se está a iniciar-se a investir irá certamente ter de fazer algum esforço pois está a entrar num mundo de ganância e de medos, com todas as implicações que isso tem.


3º Passo - Comece pequeno

Se quer ganhar muito dinheiro com a sua carteira de investimento terá de começar pequeno. Vá comprando os seus ativos aos poucos e à medida que aumenta o seu conhecimento. É um erro pensar que para investir temos de ter muito dinheiro. Existem vários instrumentos financeiros que possibilitam investir a partir de €50 ou mesmo €10...


FIQUE ATENTO:
Se quer receber mais notícias gratuitas como esta, basta registar-se no E-Konomista. Toda a informação sobre negócios actualizada ao minuto.

4º Passo - Pense em grande

Os investidores com mais sucesso pensam em grande. Querem assumir riscos ponderados e fazer bons investimentos e para tal dedicam tempo à sua carteira. Se pensamos pequeno com grande probabilidade teremos retornos pequenos. E isto não quer dizer assumir riscos insuportáveis ou comprar produtos de fraca qualidade apenas porque foram recomendados pelo gestor de conta.


5º Passo - Diversifique

Quem se inicia no mundo dos investimentos nunca deve esquecer uma regra básica de investimento para investidores particulares e pouco sofisticados. Para garantir uma melhor relação entre o risco e o retorno deverá diversificar a sua carteira. Espalhe os seus riscos por diversos tipos de ativos o que irá proporcionar-lhe um maior conforto e confiança.

Sugerimos que explore o E-Konomista pois temos diversos artigos ao seu dispor que lhe proporcionam o conhecimento necessário para ir progredindo nos seus investimentos. Não tenha pressas. O mundo não acaba amanhã e existirão sempre boas oportunidades para investir o seu dinheiro.


Veja também: