Pastéis de Bacalhau: história e receita

Os pastéis de bacalhau são mais uma das fantásticas receitas que os portugueses fazem com este peixe: saiba tudo sobre esta receita aqui.

Pastéis de Bacalhau: história e receita
Tudo sobre esta iguaria

Os pastéis de bacalhau, também chamados de bolinhos de bacalhau no norte do país, são típicos da gastronomia portuguesa, inserindo-se na vasta tradição e no imenso leque de receitas com bacalhau confecionadas no nosso país.

Pastéis de bacalhau: prato, petisco ou lanche

Os pastéis de bacalhau aparecem referenciados pela primeira vez num livro de receitas de 1904, da autoria de um oficial do exército português, onde, apesar de elencados os ingredientes e modo de confeção, não apareciam referidas as quantidades ou proporções dos mesmos.

Contudo, é este o registo que dá origem, depois, às diversas variedades de pastéis de bacalhau que existem, tanto nacional como internacionalmente, mas que têm em comum o facto de serem todas deliciosas.

Quer tenham farinha ou batata, com cebola ou sem cebola, esta receita é usada no nosso país como prato principal – acompanhado por arroz e salada, por exemplo -, como aperitivo ou mesmo como merenda.

Receita de pastéis de bacalhau


Ingredientes
300g bacalhau demolhado
300g batata
4 ovos
1dl azeite
1 cebola
1 ramo de salsa
Sal e pimenta q.b.
Óleo para fritar

Modo de preparação

  1. Descasque as batatas e coza-as em água com um pouco de sal. Escorra e reserve.
  2. Coza o bacalhau durante cerca de 10 minutos.
  3. Retire as peles e espinhas ao bacalhau e desfie-o.
  4. Esmague as batatas, reduzindo-as a puré.
  5. Num tacho, refogue a cebola picada num pouco de azeite.
  6. Num recipiente junte o bacalhau com as batatas e a cebola. A seguir, junte também os ovos batidos e a salsa picada, até obter uma massa homogénea.
  7. Com a ajuda de duas colheres de sopa (molhadas em enfeite), molde os bolinhos e frite-os em azeite ou óleo muito quente. Deixe dourar.
  8. Depois de fritos, escorra os pastéis de bacalhau em papel absorvente.
  9. Sirva acompanhado de um ramo de salsa, a decoração mais tradicional para este prato.

Como vê, a receita de pastéis de bacalhau é muito simples de executar, além de proporcionar uma receita muito tradicional e ainda mais saborosa.

Veja também: