Sabia que há carros que só ligam com o pé na embraiagem?

Nos carros mais recentes é preciso colocar o pé na embraiagem para ligar o motor. Saiba porque isto acontece.

Sabia que há carros que só ligam com o pé na embraiagem?
É uma questão de segurança

Já deve ter reparado que a maior parte dos carros novos não permite que o condutor o ligue sem colocar o pé na embraiagem. Sabe o porquê desta “imposição”? A medida foi adotada de forma a dar mais segurança ao condutor e a aumentar a vida útil do pedal de embraiagem e de todos os componentes associados.

Em termos de segurança, caso o carro não exija que o ligue com o pé na embraiagem, é necessário confirmar se este está engatado antes de arrancar. Alguns condutores deixam o veículo engatado quando está estacionado e se não colocarem o pé na embraiagem ao ligar o carro, além do desgaste no motor de arranque, arriscam-se a que o carro dê um pequeno solavanco. Este solavanco, além de assustar todos os ocupantes, pode provocar um acidente.

Por estas razões, alguns fabricantes de automóveis optaram por só permitir o arranque nos seus modelos novos com o pé na embraiagem. Assim, não só o condutor está a evitar o “tal” solavanco como também protege as peças do carro.

Colocar o pé na embraiagem sempre antes de ligar o carro

Grande parte dos especialistas do setor automóvel defende que o condutor deve pisar o pedal da embraiagem ao ligar qualquer carro. De acordo com os mesmos, as vantagens são mínimas, mas a longo prazo são importantes para a vida útil do seu carro. Fazer um ponto de embraiagem correto também ajuda a manter o seu veículo “em forma”.

Ao colocar o pé na embraiagem quando dá à chave, não só aumenta a segurança de quem passa perto do seu carro, como aumenta a durabilidade do motor de arranque e da bateria. Isto porque o motor de arranque é sujeito a uma grande carga quando o carro é ligado, pois movimenta os componentes internos do motor para o fazer pegar.

Outro dos componentes que está a proteger é a caixa de velocidades. Quando coloca o pé na embraiagem, o condutor está a ajudar o motor a aliviar o peso na caixa de velocidades. Em relação à bateria, e principalmente se esta está com pouca carga, ao colocar o pé no pedal da embraiagem tem mais probabilidades do carro ligar.

Aproveitamos ainda para lembrar que embora seja importante colocar o pé na embraiagem ao ligar o carro, não deve estar constantemente a pressionar a embraiagem durante a viagem. A embraiagem é uma das peças de automóvel que regista um maior desgaste por estar constantemente em utilização. Dentro do sistema de embraiagem, que é um mecanismo que permite introduzir mudanças de velocidade, os principais componentes são o disco de embraiagem, o prato e o dispositivo de desembraiagem.

Veja também: