Peça uma fatura e ganhe um A6

É a pergunta que ouvimos várias vezes ao dia nos diferentes estabelecimentos que visitamos e aonde efetuamos compras, já seja o almoço ou o combustível. Se pedir a fatura já fazia parte dos seus hábitos, provavelmente por dedução no IRS, já deve saber que agora também se habilita a ganhar um carro.

Peça uma fatura e ganhe um A6
Contribuinte na fatura?
  • O primeiro sorteio está previsto para 17 de abril de 2014

Na quinta-feira 17 de abril, não se esqueça de ver na RTP o primeiro sorteio da Fatura da Sorte. Se tem estado a pedir faturas com contribuinte, pode ser o grande vencedor e levar para casa um automóvel de luxo. 

O que é a fatura da sorte?


Trata-se de um sorteio promovido pelo governo para combater a economia paralela e a evasão fiscal. Para participar, apenas tem de pedir a fatura com seu número de contribuinte quando faz uma compra e, por cada 10€ de valor em faturas, automaticamente tem direito a um cupão para participar no sorteio. 

Probabilidades de ganhar

O número de cupões para o primeiro sorteio é de 207 milhões, o que nos permite fazer contas e calcular as probabilidades de sermos o vencedor. Se compararmos com o euromilhões, por exemplo, onde as probabilidades de ganhar são de 1 em 116,5 milhões, na fatura da sorte as probabilidades são de 1 em 52 milhões. 

Qual o prémio?

Durante um ano, o grande prémio do sorteio fatura da sorte vão ser automóveis, mais especificamente, Audi A4 e A6. A escolha tem gerado algumas críticas, devido ao facto de terem escolhido carros fabricados no estrangeiro, e existe quem acredite que o carro sorteado devia ser elétrico, para promover e dar uso à rede de abastecimento nacional. Por sua vez, há quem argumente que um carro de luxo não é um bom incentivo, no contexto da presente crise em que muitas pessoas têm dificuldades em chegar ao fim do mês. 

E se for o vencedor?

O cupão vencedor é escolhido através de uma aplicação informática que gera números, de forma aleatória. O número premiado será divulgado através do Portal das Finanças e o premiado irá receber uma carta registada. Se for o vencedor, tem 90 dias para reclamar o prémio ou, caso contrário, perde o direito ao mesmo e este será sorteado novamente.