6 peças de desgaste rápido no carro

Conheça algumas das peças de desgaste rápido, para que possa saber o que deve ter mais atenção, e que tipo de componentes podem vir a significar maior despesa.

6 peças de desgaste rápido no carro
O modo como conduzimos tem influência

O desgaste é um grande inimigo do nosso carro. Além de nos impedir de pouparmos tanto quanto queremos, ainda nos põe em risco caso não tratemos do automóvel como deve ser. Neste artigo falamos em algumas peças de desgaste rápido a que deve prestar atenção, de modo a conduzir com a máxima segurança na estrada. Note que as peças que mais se desgastam no seu automóvel vão depender de vários fatores, desde o seu estilo de condução até à forma como trata do carro.

6 peças que se desgastam rapidamente

1. Luzes

Apesar de muitos não saberem, as luzes não só se desgastam, como são uma das peças de desgaste mais rápido que temos no automóvel. Vale a pena de vez em quando verificar se está tudo a funcionar como deve ser, e substituir aquilo que não estiver. Assim até pode vir a evitar algumas multas.

2. Escovas limpa-vidros

Quando as escovas limpa-vidros começam a fazer ruídos e a dar pequenos saltos, ou quando não limpam o pára-brisas como deve ser, está na altura de as substituir – algo que acontece mais cedo do que se espera. O preço destas escovas varia bastante, e como tal vale a pena ter atenção à marca.

3. Discos de travão

Os discos de travão são peças de desgaste rápido, dependendo, no entanto, da condução. Estes chegaram até a ser incluídos num estudo da Organização dos Consumidores e Usuários (OCU) espanhola, referente às componentes do carro que mais rapidamente avariam. A Feu vert, uma empresa que comercializa estes componentes, tem uma lista de problemas a verificar para analisar o desgaste do sistema de travagem.

4. Bateria

A bateria é também uma das peças de desgaste rápido a ter em conta. Ao fim de algum tempo começa a notar sinais de desgaste na bateria, que podem incluir fissuras e/ou deformações no seu exterior, por exemplo. Veja as nossas dicas para poupar a bateria do carro e a manter em bom estado.

5. Velas de ignição

As velas de ignição desgastam-se bastante rápido pois faíscam várias vezes para que o carro funcione, levando inevitavelmente ao desgaste. Tanto que, no manual do seu automóvel, deve ter informação acerca da validade das velas. Esta pode ser de 20 mil ou até mesmo 60 mil quilómetros.

6. Pneus

Os pneus desgastam-se demasiado rápido para o gosto de qualquer condutor, apesar de durarem mais tempo do que as outras componentes mencionadas acima. É importante não se esquecer de ir verificando o estado dos mesmos, de modo a saber quando trocar os pneus e em que condições estão, pois a sua segurança depende disso.

Veja também: