Como pedir ao banco período de carência

Saiba como pedir ao banco período de carência do crédito à habitação.

Como pedir ao banco período de carência
Explicamos tudo

Pedir ao banco período de carência é uma das possíveis soluções para quem se encontra em risco de incumprimento das prestações do crédito à habitação.

A carência de capital pode ser solicitada ao banco no âmbito de um plano de reestruturação, nos termos das condições do contrato de empréstimo, que vise ajudar os devedores que se encontrem numa situação economicamente difícil, que já se encontrem em incumprimento, ou que estejam na eminência de não cumprir as obrigações mensais previstas no crédito.

Resumidamente, a carência de capital pode-se definir como um determinado período de tempo (geralmente de seis a 24 meses), acordado entre as partes (banco/credor e cliente/devedor) durante o qual as prestações de um empréstimo apenas são compostas por juros (em alguns casos, pode também ser acordada a carência de capital e juros, em que não há pagamento de prestações, sendo o valor dos juros acumulado ao capital em dívida), mantendo-se o capital em dívida inalterado.

Por aqui se percebe facilmente que o período de carência tem vantagens para quem está numa situação financeira complicada, mas também tem desvantagens, nomeadamente a extensão do tempo a pagar o empréstimo e/ou prestações mais altas. Ainda assim, como referido anteriormente, a carência de capital pode ser uma boa solução para aliviar, no imediato, o pagamento de um crédito à habitação. Saiba como pedir ao banco período de carência.


Pedir ao banco período de carência — como?

Como facilmente se percebe, por se tratar de uma alteração aos termos do contrato de empréstimo (a menos que a carência de capital seja contratualizada no início do empréstimo, estando, nesta caso, prevista no FIN — Ficha de Informação Normalizada), necessita da anuência do seu banco para aceder ao período de carência, embora existam programas de apoio precisamente para os casos de incumprimento ou previsão do mesmo. Assim, para pedir ao banco período de carência deverá proceder aos seguintes passos:
  • Manifestar, junto do respetivo banco, a intenção de aderir ao período de carência, preenchendo e apresentando os documentos (eventualmente) solicitados;
  • Depois o banco avalia a possibilidade da aplicação da solução identificada ao contrato em curso e informa o cliente;
  • Finalmente a alteração ao contrato é formalizada, através da assinatura de um aditamento ao contrato de empréstimo inicial.

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