5 dicas para pedir férias num trabalho novo

Saiba como pedir um tempo de descanso no novo trabalho sem ferir suscetibilidades e sem deixar as suas responsabilidades por atender.

5 dicas para pedir férias num trabalho novo
Começou agora um trabalho novo?

Não é fácil pedir dias de folga ou descanso quando se acaba de iniciar uma nova atividade profissional. A não ser que seja o maior ídolo do seu chefe, a realidade é que pedir férias depois de chegar a um novo trabalho pode ser um processo muito delicado, e que facilmente poderá comprometer o compromisso profissional com colegas e superiores.

Dicas para pedir dias de férias no novo trabalho

Pedir tempo livre quando se inicia um novo emprego pode ser uma tarefa árdua e deveras traiçoeira, porque pode estar a comprometer o seu futuro e posição na empresa se o pedido não for bem planeado e, sobretudo, feito com muito tato. No entanto, se o pedido de tempo livre for bem pensado, pode conseguir suavizar o impacto negativo perante a entidade patronal.

1. Tome a iniciativa de falar sobre o assunto

Se sabe que precisa de uma folga para férias ou outro compromisso antes de começar o novo emprego, será boa ideia abordar o assunto antes de começar a trabalhar, durante a entrevista de emprego.

reuniao

2. O timing certo pode ser decisivo

O melhor momento para abordar o assunto é depois de lhe oferecerem o cargo, mas antes de o aceitar. Nesse cenário, um chefe geralmente será mais compreensivo para com a sua potencial ausência.

Se a necessidade de pedir férias emergir depois de ter iniciado o novo trabalho, a tarefa transforma-se num desafio. Emergências familiares e crises de saúde serão mais aceitáveis ​​para um chefe, do que férias por outras razões pessoais aparentemente evitáveis.

É importante fornecer vários detalhes para convencer o chefe de que o motivo para ir de férias tão cedo é legítimo. Sempre que possível, forneça documentação comprovativa, seja ou não solicitada.

3. Planeie o tempo em que vai estar fora

Planeie como e quem irá cobrir o seu trabalho durante a sua ausência. Quando solicitamos férias, é recomendável tomar a iniciativa de apresentar um plano sobre como as nossas responsabilidades serão cobertas – não devemos assumir que o chefe irá adivinhar. Se possível, devemos incluir um compromisso de trabalhar horas extra antes e depois da ausência planeada. O seu chefe irá dormir mais descansado.

Se tivermos uma relação de confiança com um colega, pode perguntar-lhe se estaria disposto a cobrir parte do seu trabalho enquanto “desaparece do mapa”.

4. Trabalho remoto

Se tiver a flexibilidade de trabalhar remotamente em pelo menos uma parte do tempo de férias, também pode mencionar esse facto. Informe o seu chefe disso mesmo assim que fizer o seu pedido.

5. E se nem tudo correr bem…

Caso o plano saia furado e o seu pedido de férias no novo emprego caia em saco roto, concentre-se no que é realmente importante. Sinta-se feliz por estar num novo trabalho e trabalhe já para conseguir ter as suas férias o mais cedo possível, mesmo que seja apenas no próximo ano.

Veja também: