Penhoras: que cuidados ter?

O orçamento é curto e as todas as possibilidades devem ser consideradas. Seja a compra online pelo desconto imediato associado, seja por leilões ou até comprar bens penhorados. No entanto, neste tipo de negócios há que ter alguns cuidados para não ser enganado e fazer um acordo justo. Veja as nossas dicas.

Penhoras: que cuidados ter?
As penhoras podem originar bons negócios, mas é necessário ter alguns cuidados

Uma forma de fazer uma compra de um bem penhorado é fazê-lo através do site das Finanças, ou através da Segurança Social ou até empresas especializadas. As nossas próximas dicas são válidas quer a compra seja realizada no site das Finanças, quer num leilão ou numa casa de penhoras.


Ao comprar bens penhorados pondere:

  • Um cuidado muito importante a ter é avaliar se vale a pena comprar em leilão, uma vez que as propostas apresentadas podem ser mais altas que o preço base. Tente informar-se sobre o preço de mercado do artigo que procura, de forma a ter um valor de referência e assim perceber se o negócio é vantajoso ou não.
  • Não compre nada sem ver primeiro! Este é um conselho aplicável, quer se trate de um carro, uma casa, ou qualquer outro objecto.
  • Informe-se sobre a legalidade da transacção, isto é, certifique-se que não há hipóteses da penhora ser anulada pelo penhorado. Para tal tem que consultar o processo, analisar os documentos e saber se os registos estão actualizados.
  • Ter capacidade financeira é importante nestas transacções, uma vez que lhe vai ser pedido que deposite o valor total ou 1/3 do montante total.

Os leilões e as penhoras são especialmente procurados na compra de casa, tendo em conta a hipótese de comprar a verdadeiro preço de saldo e com boas condições de financiamento. Principalmente os imóveis que se encontram em mau estado de conservação são vendidos a bom preço, no entanto, depois tem que ter em consideração que vai ter despesas com as obras. Faça bem as contas para perceber se está perante um bom negócio!

Cada vez mais portugueses recorrem a estas modalidades de compra pois consegue-se comprar bons artigos muito mais baratos, ainda mais agora que se procura poupar ao máximo.


Veja também: