Publicidade:

4 dicas para pensar fora da caixa

Pensar fora da caixa pode parecer difícil numa sociedade em que todos seguem modelos comportamentais. No entanto, é possível marcar a diferença.

4 dicas para pensar fora da caixa
Saiba como marcar a diferença

Vivemos num mundo povoado de comportamentos padrão, em que o ser diferente pode ser, aos olhos da sociedade, algo estranho e objeto de críticas. É preciso ter uma personalidade muito segura para pensar fora da caixa e manter uma atitude que foge ao comum.

Se esse for o caminho certo para si, que considera correto e que o faz feliz, é possível marcar a diferença. Vamos descobrir como? Siga estes 4 passos simples.

4 dicas para pensar fora da caixa


pensar fora da caixa

1. Surpreenda os outros à sua volta

Imagine que tem um negócio em que segue todas as estratégias dos seus concorrentes… Apesar de ter lucros seguros, é apenas mais um entre muitos, não conseguindo dar o salto financeiro que gostaria. Talvez seja uma boa ideia analisar o que todos fazem e tentar fazer exatamente o contrário, causando um impacto no mercado. Se quer fazer o seu negócio vencer, tem de surpreender o seu público-alvo com uma ideia e estratégia diferente.

2. Assuma um comportamento que se torne um modelo a seguir

Quando assume um comportamento que marca a diferença, ainda que dê muito trabalho para o colocar em prática e que tenha que superar as vozes críticas que se levantarão contra si, pode mudar consciências e influenciar o mundo em seu redor.

Por vezes, o que é preciso é um pouco de coragem e perseverança para tornar este planeta num sítio melhor. Pense, por exemplo, em comportamentos que marcam a diferença a nível ambiental e de preservação de recursos, e faça os outros refletir através das suas atitudes.

3. Tenha  pensamento crítico

Relativamente à sua área de emprego, se quer subir na sua carreira e se demarcar dos demais, tem de apresentar um pensamento crítico, fazer com que a sua voz seja ouvida no meio da multidão e mostrar que sabe analisar as situações e os dados e apresentar soluções diferentes. Como? É simples: identificando o que está errado e fazendo melhor, e diferente, do que toda a gente faz. Efetivamente, se pensar fora da caixa chegará bem mais longe nas suas ambições profissionais.

4. Defina tendências de estilo

Tenha o seu próprio estilo, como uma marca pessoal que todos sejam capazes de identificar. Pode ser a forma como se veste, a forma como escreve, a sua atitude, entre muitas outras hipóteses. Pense, a título de exemplo, em Saramago, com a sua forma de escrever tão própria, acabou por ganhar o Prémio Nobel da Literatura…

Estas são apenas algumas dicas de como pode pensar fora da caixa. Ser diferente pode mesmo ser importante para chegar longe. Reinvente e reinvente-se. Seja criativo e surpreenda!

Veja também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.