5 dicas para perder menos tempo na cozinha

Cuidar da sua família não significa que passe o tempo todo em tarefas complicadas. Organize o seu tempo com as nossas dicas para perder menos tempo na cozinha.

5 dicas para perder menos tempo na cozinha
Estratégias que fazem toda a diferença

Para perder menos tempo na cozinha é essencial organizar as suas tarefas da casa, pondo em prática as suas competências de líder e estratega. Nem sempre o tempo que passa na cozinha é ocupado com tarefas realmente necessárias. Há formas de se organizar que o libertarão para passar mais tempo de qualidade com a sua família e para poder também relaxar.


Seja organizado e assertivo para perder menos tempo na cozinha


Prepare os alimentos com antecedência

Fazer as compras ao fim de semana para organizar a semana é muito mais rápido do que passar todos os dias no supermercado para adquirir os alimentos para esse dia ou para o seguinte. Antes de arrumar os legumes, vegetais ou mesmo a carne, prepare-a de forma a poupar tempo depois. Corte os alimentos e congele-os já nas doses adequadas; quando os for usar, as tarefas de preparação serão muito mais rápidas. Aproveite para seguir as melhores promoções nos principais supermercados, todas as semanas. 



Não seja inventivo durante a semana

Todos gostamos de experimentar novos pratos e novas receitas, mas deve deixar essas aventuras para o fim de semana ou para as férias. Durante a semana, pôr em prática receitas que já conhece bem e que não implicam tentativas poupar-lhe-á muito tempo. O mesmo se aplica a pratos mais elaborados - não são amigos de quem quer perder menos tempo na cozinha. Veja também como planear a sua ementa semanal



Não cozinhe todos os dias

Há dias da semana em que já sabe que vai chegar mais cansado a casa. Nessas alturas, o ideal é mesmo aquecer o jantar e pronto - mais rápido não pode haver. Tenha sempre algumas refeições congeladas (receitas em tabuleiros de ir ao forno são muito práticas), ou faça uma dose maior para que sobre para o dia seguinte. Repetir de vez em quando um jantar na semana não é o fim do mundo e pode fazer maravilhas por quem precisa de descansar.



Delegue tarefas

Não acredite se os seus filhos lhe dizem, por exemplo, que não sabem o lugar da loiça na hora de a tirar da máquina. Bastará um dia ou dois para memorizarem todos os sítios. Distribua as tarefas da cozinha: pôr a mesa, levantar a mesa, limpar e arrumar a louça, varrer o chão ou limpar o microondas são tarefas que qualquer um lá em casa pode fazer. Distribua-as de forma inteligente e ocupe-se apenas com aquilo em que escolhe concentrar-se. Aproveite também para ver que tarefas pode delegar aos seus filhos, por idades. 



Organize a sua cozinha

Todas as pessoas que passam muito tempo na cozinha gostam de ter muitos espaços de arrumação e organização, muitos armários, prateleiras e gavetas, onde guardar todos os utensílios que a ajudam no dia a dia. Contudo, é fundamental que não ponha os objetos de que precisa com mais frequência nos locais mais altos ou a que não chega num instantinho. Para perder menos tempo na cozinha, tudo aquilo que usa com mais frequência deve estar mesmo à mão de semear!

Se puser em práticas estas nossas dicas para perder menos tempo na cozinha, verá que consegue encontrar mais momentos de descontração e preocupar-se menos com tarefas que, na verdade, não merecem as nossas rugas na testa.

Veja também: