Dicas para perder o medo de andar de avião

Se o medo de andar de avião está a impedir a sua viagem, está na hora de alterar esta situação. Admitir o problema é o primeiro passo para ultrapassar o medo e aventurar-se a voar.

Dicas para perder o medo de andar de avião
Não deixe que o medo atrapalhe as suas viagens

Se quer perder o medo de andar de avião, este artigo será do seu interesse. Não prometemos nenhum tratamento raro, mas vamos mostrar-lhe como controlar a ansiedade faz parte da “cura”.

Viajar é uma das melhores experiências da vida e muitas vezes os destinos de sonho apenas são alcançáveis através de uma viagem de avião. Para algumas pessoas, viajar de avião é um verdadeiro tormento e o enorme medo de entrar no avião já faz com que até o mais sonhador dos seres, desista de conhecer um destino de sonho.

Saiba como perder o medo de andar de avião

Antes da viagem

É essencial que os dias anteriores à viagem sejam tranquilos, para que se sinta menos ansioso. Para garantir que isso acontece, organize com antecedência a sua viagem, para que não esteja muito preocupado quando o dia da grande viagem chegar.

Tenha uma boa noite de sono, vista roupas confortáveis e evite ingerir cafeína, para que não viaje muito agitado. Conseguir acordar sem nervos será meio caminho andado para se manter calmo durante o dia e durante o voo.

Uma opção a ter em conta será investir num mini-curso como este, da Voar sem Medo, o 1º centro especializado no estudo, prevenção e tratamento da fobia de voo em Portugal.

aviao

No aeroporto

Outra das dicas para perder o medo de andar de avião é manter a sua ansiedade controlada quando chegar ao aeroporto. Procure chegar com umas horas de antecedência, leve a documentação necessária já separada, pese a sua mala em casa e tenha atenção aos objetos que não podem viajar consigo. Desta forma manterá a calma no aeroporto.

No avião


Sente-se no lugar junto ao corredor

Ao sentar-se no lugar do corredor, poderá mais facilmente levantar-se e esticar as pernas, ou poderá simplesmente levantar-se e dar uma volta pela cabine. Se se sentar no lugar junto à janela, ficará com mais medo, pois a tendência será olhar lá para fora.

Converse com os hospedeiros

Não se preocupe em conversar com os membros da equipa de hospedagem, pois, no geral, eles estão treinados para lidar com este género de situações e são atenciosos q.b. Caso algo o assuste, pergunte à equipa a bordo se é algo fora do normal e eles irão explicar-lhe o que acontece e vão deixá-lo mais calmo ao esclarecerem se algo é estranho ou normal de acontecer.

hospedeira de bordo

Lembre-se que certas coisas são mais comuns do que pensa

Há vários acontecimentos que parecem estranhos, mas que absolutamente normais nas viagens de avião. É comum que as asas balancem, que haja turbulência, e que sejam necessárias manobras mais ou menos bruscas. Tal como quando se coloca nas mãos de um médico ou outro profissional de saúde com total confiança, também nesta situação deve confiar a sua segurança a profissionais altamente habilitados e experientes, como o são o piloto, co-piloto e restante tripulação. Boa viagem!

Veja também: