Perfil de investidor: qual é o seu?

Saiba o que é e qual o seu perfil de investidor. Conheça quais são os tipos de perfis de um investidor que existem.

Perfil de investidor: qual é o seu?
Saiba em qual encaixa.

Conhecer o seu perfil de investidor é o primeiro passo para quem quer investir. Dada a multiplicidade de produtos financeiros disponíveis no mercado e suas respetivas características (grau de complexidade, rentabilidade, duração, risco, etc.), nem todos se enquadram em qualquer tipo de investidor.
Assim, para alcançar uma estratégia de investimento bem-sucedida, escolhendo a aplicação financeira adequada, é fundamental avaliar o seu perfil de investidor. Saiba o que é e quais são os perfis de investidor.
 

Perfil de investidor — o que é?

Seja pela personalidade (maior ou menor propensão para o risco), seja pelo momento que vive (idade, carreira profissional, etc.) ou até pelo objetivo do investimento, os diferentes produtos financeiros não se adequam a qualquer investidor.

O perfil de investidor define precisamente, através da aferição desses diferentes aspetos, a aplicação financeira adequada a cada caso. É responsabilidade do intermediário financeiro, através de informação detalhada fornecida pelo investidor, avaliar a aplicação financeira que melhor se adequa ao respetivo investidor.
É desta avaliação que será traçado o perfil de risco do investidor (maior/menor recetividade ao risco; disponibilidade para uma aplicação curto/médio/longo prazo; entre outros), cabendo ao intermediário financeiro aferir a adequação de determinado produto ao cliente.

 

Quais são?

Não existe, entre as diversas instituições de crédito (intermediários financeiros), uma classificação concertada de perfis de investidor. No entanto, são três as denominações de perfis de investidor mais vulgarmente utilizadas:
 

1. Perfil conservador

Trata-se do investidor que privilegia a segurança, ou seja, opta pelo menor risco de perdas possível (são avessos ao risco), mesmo que isso possa implicar uma rentabilidade menor. Normalmente são investidores que pensam essencialmente na poupança, preferindo investimentos de capital garantido e prazos de vencimento mais curtos.
 

2. Perfil moderado ou equilibrado

O tipo de investidor que procura um equilíbrio entre a segurança e a rentabilidade. Em comparação com o conservador, é aquele investidor que também prefere investimentos de capital garantido, mas que está disposto a correr maior risco, através de aplicações de médio prazo, para que o seu investimento renda um pouco mais.
 

3. Perfil arrojado

É um investidor mais agressivo que aposta na rentabilidade, ou seja, pretende ganhar o maior dinheiro que conseguir no menor tempo possível, estando para isso disponível a correr grandes riscos.


Veja também: