Como saber se tem perfil empreendedor

Criar o seu próprio negócio pode ser uma boa solução, seja por estar no desemprego ou por querer dar um novo rumo à sua carreira. Descubra aqui se tem perfil empreendedor.

Como saber se tem perfil empreendedor
Descubra as características que qualquer empreendedor tem.

Ser chefe de você mesmo não é para qualquer um! Apesar de isso lhe dar maior flexibilidade e liberdade, dá-lhe também mais responsabilidade e a necessidade de se disciplinar. Gostava de ser chefe de si próprio? Então é melhor analisar antes se tem um perfil empreendedor.
 

6 características de pessoas com perfil empreendedor

 

1. Espírito de iniciativa

Ser empreendedor é sinónimo de tomar iniciativa. Não terá ninguém a controlá-lo, a indicar a hora de saída e a hora de chegada. Poderá tirar férias quando entender. Mas também precisará de muito autocontrolo para não cair na “teia da preguiça”.
Ora, um espírito empreendedor revela-se desde cedo, por exemplo, através da envolvência em causas/atividades na universidade, sem esperar qualquer retorno financeiro disso ou mesmo em projetos de voluntariado.

 

2. Paixão acima de tudo

Se não gostar realmente do que vai fazer, tornar-se-á muito complicado ultrapassar os problemas que inevitavelmente surgirão e a vontade de desistir será maior. Quando iniciar o seu negócio, não espere ter sucesso imediato. Precisará de ser persistente e dedicado para conseguir ultrapassar todas as adversidades que surjam e, nada melhor do que gostar realmente do que está a fazer para conseguir dar a volta por cima.

 

3. Não aceita um “não” como resposta

Desistir perante a primeira dificuldade não é opção para um verdadeiro empreendedor. Para que o seu negócio sobreviva e cresça, terá de ser perseverante e, quando as coisas correrem mal, terá de saber contornar os obstáculos e encontrar novas soluções. Mas desistir, não será a solução!

 

4. Pensa “fora da caixa”

A criatividade é também um traço característico das pessoas empreendedoras, pois têm mais facilidade em encontrar soluções para a resolução dos problemas e também têm mais ginástica mental para vê-los por outro prisma.

 

5. Competitivo por natureza

Um verdadeiro empreendedor, não procura apenas ser bom. Ele quer ser o melhor, principalmente quando defrontado por situação de rivalidade e competição.

 

6. Trabalhador

Ninguém constrói um negócio com “sorte”. A base do sucesso é o trabalho. Um empreendedor não ficará relutante perante a necessidade de trabalhar até tarde ou durante o fim-de-semana. Qualquer negócio, principalmente na fase inicial, necessita de um grande investimento de horas de trabalho.

 

Revê-se nestas caracteristícas?

Estas características são-lhe familiares? Sente que na sua veia corre “sangue empreendedor”? Então se tem alguma ideia em mente, não a ponha de parte. Com a atual situação de desemprego que assola o país, essa pode ser uma forma de dar um novo rumo à sua carreira profissional. Pode não conseguir ver logo lucros nos primeiros tempos, mas não se esqueça, um negócio necessita de tempo para amadurecer e começar a dar os primeiros frutos.


Veja também: