Publicidade:

As mais frequentes perguntas ilegais em entrevista de emprego

O candidato deve estar atento e saber bem quais os seus direitos para saber como agir quando surgirem perguntas ilegais em entrevista de emprego.

As mais frequentes perguntas ilegais em entrevista de emprego
Alguns exemplos de perguntas ilegais em entrevista de emprego

Por muito que deseje encontrar a sua próxima oportunidade de trabalho, não permita que lhe coloquem perguntas ilegais em entrevista de emprego. Saiba mais aqui.

Alguns exemplos de perguntas ilegais em entrevista de emprego


A discriminação por parte dos recrutadores em entrevistas de emprego pode surgir por entre as entrelinhas das questões, ou pela forma como conduzem a entrevista, mas a verdade é que muitas vezes vão longe demais. Vamos conhecer algumas das perguntas ilegais em entrevista de emprego mais frequentes.

perguntas ilegais em entrevista de emprego

Fatores de discriminação mais comuns

É ilegal discriminar alguém em contexto de trabalho, incluindo no momento de recrutamento, por causa de fatores como a idade, situação matrimonial, gravidez, licença de maternidade, incapacidade, raça, nacionalidade, origem étnica, religião, crença, sexo, ou orientação sexual.

Logo, efetuar perguntas sobre qualquer um destes temas numa entrevista de emprego pode ser considerado como algo que indicia um comportamento de discriminação, e assim, pode ser considerado ilegal.

Teve algum acidente? Como fez a cicatriz no braço?

O recrutador pode perguntar se o candidato está apto a desempenhar as funções inerentes ao cargo, mas não deve discriminá-lo perante uma deficiência física. Endereçar uma questão sobre uma característica física particular é ilegal.

Planeia ter filhos no futuro próximo?

Além de se tratar de um assunto pessoal do candidato, em nada relacionado com a atividade profissional, é de mau tom colocar uma questão que poderá ter na sua génese uma discriminação.

Tem cadastro? Já teve problemas com a justiça?

Normalmente, as empresas pedem o registo criminal aos candidatos, logo esta questão não deve de todo ser levantada durante a entrevista de emprego.

Qual a sua religião?

Perguntar sobre as crenças do candidato é ilegal, uma vez que poderá ser demonstrativo de que a entidade patronal poderá agir de forma discriminatória em relação a determinadas crenças religiosas.

Mais exemplos de perguntas ilegais em entrevista de emprego

Outras questões, que, por poderem indiciar fortes possibilidades de discriminação, podem ser consideradas ilegais:

  • Faz parte de algum partido político?
  • É casado?
  • Tem dívidas para com alguém particular ou entidade?
  • Onde vive?
  • Porque foi dispensado do serviço militar?
  • Qual a sua orientação sexual?
  • É fumador?
  • É viciado em jogo?
  • Com quem vive? Qual a sua relação com as pessoas que vivem consigo?
  • Em que ano nasceu?
  • Qual a nacionalidade dos seus pais?
  • A casa onde vive é sua?

Não se deixe alarmar e saiba, desde já, que não há problema nenhum em recusar delicada e educadamente responder a qualquer pergunta que considere intrusiva ou de foro pessoal. Boa sorte para a sua próxima entrevista.

Veja também:

Catarina Reis Catarina Reis

Consultora de carreira com mais de 10 anos de experiência, possui formação superior em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia. É naturalmente curiosa, desenvolvendo múltiplos projetos paralelos que envolvem a Fotografia, a Música, o Marketing Digital e o Cinema.