AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

As perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego

Estás preocupado com a entrevista de emprego que vais ter? Conhecer estas perguntas é meio caminho andado para garantir um bom resultado.

As perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego
Tudo o que precisas saber antes da entrevista
  • É importante saberes quais são as tuas expectativas salariais e o mínimo que estás disposto a aceitar

1. Fala um pouco sobre ti

Esta é a pergunta que geralmente começa todas as entrevistas e aquela em que é suposto ficares mais à vontade. Neste ponto, é importante ter atenção aos nervos e não acabar a contar pormenores pessoais irrelevantes. Fala de modo geral sobre os teus estudos e a tua experiência laboral até a altura.
 

2. Quais são as tuas qualidades e defeitos?

Uma das perguntas mais difíceis de responder mas que deve esperar em todas as entrevistas, por isso, é melhor começares a pensar na resposta. Ao perguntar isto, o entrevistador não quer saber se és boa pessoa ou se um dos teus defeitos é roeres as unhas. Pensa nos teus pontos fortes em relação à empresa e de que forma podes acrescentar valor à mesma. Quando aos pontos fracos, pensa naqueles aspetos em que podias melhorar e tenta sempre dar uma conotação positiva em relação aos teus defeitos.
 

3. O que é que sabes sobre a empresa?

Se já leste os artigos sobre como preparar-te para uma entrevista, todos eles fazem referência a conhecer a empresa e este é o motivo. Antes de contratar alguém, o empregador espera que a pessoa esteja minimamente interessada na empresa e um sinal disto é o quanto sabe sobre a mesma.
 

4. Fala-nos sobre a tua última experiência laboral

Se deixaste de trabalhar, foste despedido ou estás à procura de um emprego melhor, o entrevistador vai querer saber porquê. É talvez uma das perguntas mais complicadas de responder e é fundamental não cair na tentação de falar mal sobre o emprego ou chefe anterior.
 

5. Conta-nos sobre uma dificuldade que tenhas resolvido com sucesso

Esta é a oportunidade para explicares como a experiência adquirida, já seja na faculdade ou em outros empregos, pode ser útil para a empresa á qual te estás a candidatas. A resposta a esta pergunta deve mostrar que és capaz de assumir a responsabilidade e resolver problemas quando estes surgem.
 

6. Quais são as tuas expectativas salariais?

Junto com a pergunta sobre a experiência laboral, esta é também uma das mais difíceis de responder. Em primeiro lugar, faz uma pesquisa sobre a empresa e sobre o cargo em específico ao qual te estás a candidatar e compara com outras empresas para ter uma ideia sobre o salário. Em segundo lugar, também é importante saber quais são as tuas expectativas e qual é o mínimo que estás disposto a aceitar. Em qualquer dos casos, é sempre positivo deixar uma porta aberta e mostrar que é flexível neste ponto.
 
Veja também: