Perigo na estrada!

Alguma vez se perguntou porque é que existem tantos vídeos de acidentes de estrada na Rússia? Saiba porque é que na Rússia têm o cuidado de registar este tipo de situações.

Perigo na estrada!
Acidentes nas estradas Russas
  • Em 2007 houve 35972 mortes nas estradas russas
  • Em 2009 passou a ser permitido na Rússia o uso de câmaras nos carros

Já ouviu falar nos "Russian car crashes"?

Os vídeos de acidentes nas estradas russas têm-se tornado um fenómeno na Internet com milhões de visualizações. Se é o tipo de pessoa que está sempre a par dos vídeos mais populares na Internet, é possível que já tenha visto algum. Enquanto alguns mostram apenas situações engraçadas e brigas, outros mostram acidentes aparatosos cuja visualização não é recomendável a pessoas sensíveis.

Porque usar câmaras nos carros?

Se já se perguntou qual é a razão por trás da necessidade de ter câmaras em cada carro, os principais motivos são o nível de perigosidade nas estradas Russas, associado à falta de confiança nas forças de segurança deste país. 

Só em 2007, houve 35.972 mortes por acidentes de estrada na Rússia. A estes números somam-se as tentativas de fraude tanto de condutores como de pedestres. Visto que, neste tipo de acidentes é difícil confiar nas forças de segurança responsáveis, o uso de câmaras passou a ser essencial para garantir a própria segurança.

Fenómeno viral

No entanto, o que para uns é uma desgraça, para outros pode ser entretenimento. A maneira como este tipo de vídeos se tem tornado viral é caso para ser estudada. Existem vídeos com milhões de visualizações e, no fim de cada ano, são feitas colectáneas que reúnem os melhores (ou neste caso piores) momentos. 

Acha que esta forma de prevenção seria útil em outros países como Portugal?  

Veja neste vídeo alguns dos melhores acidentes registados pelas câmaras.