Permuta de imóveis? Como funciona

Aprenda como funciona uma simples permuta de imóveis e conheça as vantagens e desvantagens.

Permuta de imóveis? Como funciona
Para quê comprar se pode trocar?

Trocar de casa pode poupar-lhe imensas dores de cabeça! Principalmente porque poupa grande parte do trabalho de “vender primeiro para depois comprar”… Mas nem sempre é fácil realizar uma permuta de imóveis… Conheça as vantagens e as desvantagens que uma simples troca de casa pode trazer para si e para a outra pessoa.
 

O que é e como funciona

Uma permuta de imóveis é, como o próprio nome indica, uma troca de um bem imóvel por outro bem imóvel. Este processo realiza-se quando há uma coincidência de interesses entre dois proprietários.

 

Prós

Uma das grandes vantagens existentes numa permuta de imóveis passa pelo processo de “vender primeiro para comprar depois”. Este é um grande problema de muitos indivíduos, casais ou famílias que querem mudar de casa… Numa permuta de imóveis não é preciso passar por todo este processo! Basta tocar de casa e… já está!

Para além disso, existem também várias vantagens fiscais, nomeadamente, ao nível do Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) e no Imposto de Selo. As diferenças podem vir a ser “astronómicas” e bastante boas para quem quer poupar!

 

Contras

É bastante complicado encontrar um “casamento perfeito”. Uma casa não é algo que possamos trocar todos os anos. Por isso, é natural que as pessoas não queiram trocar de casa assim tão regularmente quanto isso, ou seja, é bastante improvável que uma pessoa se apaixone por uma casa e que o dono dessa casa se apaixone pela casa da primeira pessoa.

O acordo também pode ser um grande entrave para a realização da permuta de imóveis. Porque a probabilidade de dois imóveis possuírem o mesmo valor é bastante reduzida, o que pode exigir um “acerto de contas”. Ou seja… quem ficar com o imóvel de maior valor tem de pagar a diferença.

 

Saber mais

Se quiser saber mais acerca da permuta de imóveis, encontrámos um excelente exemplo aqui onde pode ficar a conhecer um caso prático e ainda perceber a enorme poupança que este tipo de transação pode trazer para os interessados.
Visite casas para compra e venda sem sair do sofá >>
Veja também: