Publicidade:

7 traços para reconhecer alguém com personalidade tóxica

Pode já ter encontrado, em algum momento da sua vida, pessoas com personalidade tóxica. Saiba, neste artigo, como as pode identificar e como lidar com elas.

7 traços para reconhecer alguém com personalidade tóxica
Uma personalidade tóxica pode comprometer os relacionamentos

Sente-se sem energia e triste depois de estar com determinadas pessoas? Às vezes parece que está a ser completamente manipulado? Saiba que poderá estar perante alguém com um tipo de personalidade tóxica.

Há quem nos faça mal não de forma intencional ou física, mas porque é uma característica da sua própria personalidade. Segundo os especialistas, é muito importante saber identificar estas pessoas e repensar o relacionamento que se tem com elas.

Entre os vários tipos de personalidade tóxica encontram-se, por exemplo, os narcisistas, os psicopatas, os manipuladores, os pessimistas e os invejosos. De acordo com um artigo publicado no website “Psychology Today”, da autoria da psiquiatra Abigail Brenner, existem várias características e traços comuns que ajudam a identificar alguém com personalidade tóxica. Tome nota.

7 traços comuns em pessoas com personalidade tóxica

1. São manipuladoras

A sua forma de agir consiste em conseguir que os outros façam exatamente aquilo que pretende. Usam as outras pessoas para conquistar os seus próprios objetivos.

2. Adoram julgar

Estão sempre a criticar tudo e todos, menos a eles próprios. Criticam-no a si, o que faz ou que não faz e devia ter feito.

3. Não pedem desculpa

personalidade toxica

Não veem qualquer razão para se desculpar, porque as coisas que acontecem são sempre culpa dos outros. Muitas vezes tentam construir relacionamentos para servir os seus próprios fins e tentam ganhar a simpatia e a atenção dos outros, assumindo o papel de vítima.

4. Não são coerentes

personalidade toxica

Podem mudar de perspetiva, atitude e comportamento consoante o que acham que precisam de conquistar ou que pretendem que aconteça. Sabem muito bem como devem ser simpáticos quando querem conseguir algo de si.

5. Fazem-nos dar provas da sua amizade

personalidade toxica

As pessoas com personalidade tóxica podem fazê-lo escolhê-las em detrimento de outras pessoas ou fazê-lo optar pelo que elas queriam e não pelo o que você gostaria. Em muitos casos, podem ainda obriga-lo a terminar outros relacionamentos só para ficarem satisfeitas.

6. Obrigam-nos a estar à defesa

A maioria das vezes não estão interessados no seu ponto de vista, nem em chegar a uma conclusão amigável. São manipuladores supremos e em discussões são vagos e peritos em mudar o foco da discussão para a forma como está a discutir o assunto – o seu tom de voz, as palavras, etc. Focam-se nos problemas e não nas soluções.

7. Não nos apoiam e não estão interessados no que é importante para nós

As coisas boas que surgem na sua vida acabam por mudar a atenção sobre elas próprias e o foco que essas pessoas têm nos seus próprios objetivos. Cuidado com as pessoas que o deixam ficar mal. A lealdade é algo que não é característico das pessoas com personalidade tóxica.

Lida com pessoas com personalidade tóxica? Veja a lista

Todos temos o nosso feitio e os nossos defeitos, mas, segundo os especialistas, ter traços “tóxicos” na personalidade vai muito para além de ter mau caráter.

Confira se já se sentiu ou ainda se sente envolvido em qualquer uma das situações indicadas na lista que se segue:

  • Estar constantemente a salvar uma pessoa e a resolver os problemas que ela tem;
  • Encobrir ou esconder coisas por elas;
  • Tem medo de estar com essa(s) pessoa(s);
  • Sente-se sem energia (como se fosse drenado emocionalmente) depois de estar com ela(s);
  • Fica zangado, triste ou deprimido quando está perto dela(s);
  • Fazem com que tenha de ser mau para alguém;
  • Sente que tem de impressionar essa(s) pessoa(s);
  • Deixa-se afetar pelos problemas dessa(s) pessoa(s);
  • Ignoram as suas necessidades e não sabem ouvir um “não”.

Viveu alguma destas situações? Como lidar com pessoas narcisistas, manipuladoras ou invejosas? O que fazer?

Dicas para lidar com quem tem personalidade tóxica

Se já vivenciou as situações descritas em cima, o melhor é sentir quando deve afastar-se.

Às vezes não é fácil fazê-lo quando se trata de alguém que gostamos e que até é da família ou amigo de longa data. No entanto, segundo a psiquiatra Abigail Brenner, se se sente mal em resultado de um relacionamento com outra pessoa, é melhor pensar e avaliar essa situação.

É muito difícil mudar alguém com personalidade tóxica. Pese os prós (se eles existirem) e os contras e tome uma de duas decisões – limitar o tempo que passa com esta pessoa ou terminar o relacionamento.

Também Fernando Magalhães, psicológo clínico, em declarações à revista “Prevenir” defende que se deve, em vários casos, fazer uma “análise custo-benefício da relação”. “Afeta o seu bem-estar? Tem algo a ganhar ou a aprender? O que acontecerá se deixar de falar com essa pessoa?”, explica.

personalidade toxica

“Se a relação não afeta a sua autoestima, assuma uma atitude assertiva. Use frases na primeira pessoa («eu discordo…» em vez de «tu não tens razão…»). Mantenha um tom de voz sereno e firme, o contacto visual e as costas direitas, não gesticule e respire pausadamente”, aconselha ainda.

O especialista refere também que é importante não ter medo de dizer “não” e usar frases e explicações curtas. Se lidar com alguém violento ou agressivo, o melhor é ignorar a situação para não a alimentar. No caso de pessoas pessimistas, segundo exemplifica Fernando Magalhães, poderá ser importante dizer à pessoa que faz mal ser assim e que se sente mal e que não vai ouvir mais.

Sente-se mal perante determinadas pessoas? Agora que consegue melhor identificá-las pelos diferentes traços comuns, pode repensar os seus relacionamentos e perceber o que fazer.

Veja também: