12 dicas para manter os seus pés bonitos e saudáveis

Não por estar a chegar o verão, mas porque nos importamos em manter sempre os pés bonitos e saudáveis. Conheça aqui as nossas dicas.

12 dicas para manter os seus pés bonitos e saudáveis
Estão quase, quase a sair das botas!

Pés bonitos dão trabalho. Precisam de ser bem tratados e alvo de uma série de cuidados. Conheça as nossas dicas para ter sempre os pés bonitos e saudáveis.

12 dicas para manter os seus pés bonitos

1. Creme hidratante

Utilizar um bom creme hidratante, se possível com bastante percentagem de ureia, para que assim a pele dos pés fique mais hidratada e livre de gretas e de secura.

2. Esfoliação

Deve esfoliar os seus pés pelo menos uma vez por semana, para assim se livrar de todas as peles secas que possam existir e assim deixar os pés bonitos. Desta forma, também fará com que a pele se regenere, evitando assim os calcanhares gretados.

3. Lavar os pés

Lave os pés pelo menos uma vez por dia para eliminar suor e sujidade acumulada ao longo do dia.

4. Secar os pés

Depois de os lavar deve secar muito bem os pés, principalmente na zona entre os dedos, para não se acumular humidade nessa zona aumentando a possibilidade de criar fungos e as famigeradas micoses.

5. O conforto dos sapatos

Utilize sapatos confortáveis e adequados para o seu tipo de pé, não demasiado apertados para não ter dores ao andar.

6. Anti-transpirante

Se costuma suar muito dos pés deve, de manhã, aplicar nos pés um creme anti-transpirante e nos sapatos deve colocar um pó com a mesma função anti-transpirante.

7. Arejar os sapatos

Deixe os seus sapatos durante a noite num local onde possam apanhar ar e secar o suor acumulado.

8. Usar chinelos em balneários

Para evitar a contaminação dos seus pés por fungos, utilize sempre chinelos nos balneários, piscinas, ginásios e outros locais de utilização pública.

9. Cortar as unhas

Corte as unhas dos pés sempre em linha reta para assim não terem tendência de crescer de uma forma errada para dentro da pele.

10. Cor das unhas dos pés

Para ter sempre as suas unhas dos pés bonitas e livres de micoses esteja atento à sua cor. Se começarem a ficar com um tom amarelado ou acastanhado e se desfizerem com facilidade consulte um médico, pois tem uma micose na unha e deve tratá-la antes que se propague para as outras unhas.

11. A importância das palmilhas de descanso

Se, no seu dia-a-dia estiver muito tempo de pé, utilize calçado adequado e palmilhas de descanso que ajudem o pé a estar numa posição confortável.

12. Pé de atleta

Se tiver comichão persistente na zona entre os dedos, poderá estar a sofrer de uma micose na pele do pé que, normalmente, tem o nome de pé de atleta. Deve recorrer a um profissional de saúde para se aconselhar qual o melhor creme a aplicar no seu caso.

Veja também: