Pés inchados: causas e tratamento

Os pés inchados podem ter origem em diversas situações, patológicas ou não. Fique aqui a conhecer quais as origens e saiba como tratar.

Pés inchados: causas e tratamento
Não sabe que fazer quando tem os pés inchados?

Pés inchados e tornozelos inchados são comuns e, regra geral, não devem alertar para problemas mais sérios – especialmente se o incómodo aparece depois de muitas horas sentado ou de pé.  No entanto, este sintoma deve ser levado a sério e com cautela quando há mais sinais associados – pois podem indicar uma alteração grave de saúde.

Reunimos neste artigo as causas dos pés inchados, bem como os sintomas e os tratamentos eficazes que deve ter em conta quando o problema aparece. Fique atento às informações que temos para si.

Por que ficam os pés inchados?

Os pés ficam inchados porque o plasma do sangue sai dos vasos sanguíneos, causando este inchaço.

Causas para os pés inchados

As principais causas para os pés e pernas inchados são:

Varizes

As varizes aparecem nas pernas, causadas por veias que já não têm força suficiente nas suas paredes. Por esta razão, elas não conseguem ajudar o sangue a subir, provocando a sua acumulação nos membros inferiores – sendo esta a razão de existir o edema.

Viagens longas

Se as pernas e pés permanecerem parados durante muito tempo, acontece o inchaço. Levante-se a cada hora para fazer um pequeno alongamento e estimular o seu corpo.

Trombose

Inchaço nas pernas e nos pés também pode ser sinal de uma trombose.

Doenças cardíacas

Quando o coração não está a funcionar corretamente, ele pode não ter força para puxar o sangue novamente para cima, que fica acumulado nos membros inferiores por razões de gravidade.

Anticoncecionais

Os contracetivos orais feitos à base de estrogénios costumam provocar os sintomas de pernas e pés inchados. Quando as mulheres têm problemas de retenção de líquidos, o problema fica ainda pior.

Gravidez

Todas as hormonas envolvidas na gravidez, associadas ao aumento do tamanho do útero, dificultam o fluxo venoso dos membros inferiores para a circulação central – isso basta para explicar o inchaço na gravidez.

Calor

O calor faz com que as artérias que levam o sangue para a periferia fiquem mais cheias de sangue, e isso pode causar o inchaço dos pés e das pernas.

Como tratar os pés inchados

Afaste o problema com 6 passos simples.

1. Evite longos períodos de inatividade

Ficar muito tempo sentado, ou em pé sem caminhar, dificulta o bombeamento do sangue das pernas de volta para o coração, comprometendo toda a circulação da área e causando o inchaço. Para evitar, deve mexer as pernas a cada hora. Aproveite a dica e faça um intervalo.

2. Diminuir o consumo de sal

Quanto mais sal tiver no seu sangue, mais  água o seu corpo vai reter e mais inchado vai ficar. Evite ao máximo o sal.

3. Evite exposição excessiva a ambientes muito quentes

Com muito calor, o corpo precisa de arrefecer. Certo? Temperaturas elevadas provocam uma dilatação dos vasos mais pequenos da pele e o extravasamento de líquido para os tecidos, levando ao inchaço.

4. Evite os saltos muito altos e também as sandálias muito baixas

Escolha bem os sapatos. Um salto de aproximadamente 3 cm  favorece o movimento do pé ao caminhar. Isto vai ajudar no retorno do sangue das pernas para o coração.

5. Deixe os pés da cama levemente elevados

Isto ajuda a normalizar o fluxo sanguíneo. No dia seguinte,  o resultado é: pernas desinchadas pela manhã.

Dica: pode também, antes de deitar, elevar as pernas durante 30 minutos.

6. Massaje os seus pés

Deve massajar os pés e as pernas, com movimentos circulares e realizados de baixo para cima. Durante a massagem, experimente hidratar a pele da região com um creme gordo ou com óleo de amêndoas.

Veja também: