6 atitudes que as pessoas bem sucedidas adotam na passagem de ano

Procura alcançar o sucesso? Com o aproximar do fim do ano, damos-lhe a conhecer 6 atitudes que as pessoas bem sucedidas assumem antes da passagem de ano.

6 atitudes que as pessoas bem sucedidas adotam na passagem de ano
Atitudes das pessoas bem sucedidas a implementar antes da passagem de ano

2018 está quase a chegar e é hora de recomeçar da melhor forma. Para dar o pontapé de arranque para um ano bem sucedido, reunimos  algumas estratégias mentais e atitudes que as pessoas de sucesso adotam na passagem de ano.

Atitudes das pessoas bem sucedidas na passagem de ano


2017 já está a despedir-se e 2018 bate à porta. Com o novo ano a chegar, está na altura de rever conceitos e praticar comportamentos de mudança. Se quer começar janeiro com o pé direito, vai gostar de saber o que as pessoas bem sucedidas fazem – ou decidem fazer – na passagem de ano.

O segredo está em assumir novas e boas estratégias mentais e comportamentais, e quem o afirma é o coach de carreira Ryan Kahn, fundador do The Hired Group e criador do curso online “How To Get Hired”. Sobre o que fazer a partir de primeiro mês do novo ano, ele não tem dúvidas: há 6 atitudes essenciais e elas existem para nos ajudar a organizar o pensamento.

1. Reflita – mas mesmo! – sobre as suas realizações

Grande parte das empresas faz avaliações de desempenho, que são realizadas em torno de um período pré-determinado, mas a verdade é que os profissionais não tiram tempo para refletir individualmente sobre os seus feitos, sejam eles erros ou conquistas.

Ter tempo para pensar sobre tudo o que realizou é essencial e faz com que não encaremos o sucesso como algo oferecido pelas empresas. Não tome o seu sucesso como concedido ou meramente recompensatório. Neste final de ano, aproveite para refletir criticamente sobre as realizações deste período que se encerra.

2. Estabeleça metas

Para começar o novo ano em busca do sucesso, é importante estabelecer objetivos a longo prazo, sem esquecer de criar etapas de curto prazo – milestones – para lá chegar.

Quem não esboça um planeamento através de objetivos pré-estabelecidos, não está a caminhar para as suas realizações. É preciso traçar objetivos e ir ajustando a trajetória.

refletir

3. Não deixe pontas soltas

Existe um hábito comum às pessoas mal sucedidas: elas costumam desperdiçar os tempos livres com trabalhos que ficaram inacabados. Fins de semana? Feriados? Noites em família? Há sempre uma ponta solta para resolver e uma questão profissional por ultimar.

Uma das regras de ouro para o sucesso é tratar as pausas como merecidas. Celebre a chegada de 2018 através de um novo comportamento: certifique-se de os tempos livres são para desfrutar  sem preocupações. Gaste um tempo extra quando for preciso e assegure que deixa as tarefas concluídas.

4. Obrigue-se a desconectar

As pausas existem para serem gozadas. Mas isso não vai acontecer se não conseguir desconectar de tudo o resto. Evite, durante os tempos livres, verificar mensagens e emails. Quando for presenteado com tempo de lazer, aceite-o e desconecte-se dos compromissos profissionais. Se ganhou uma pausa, esqueça o telefone.

5. Valorize a sua rede de pessoas

Pessoas mal sucedidas negligenciam as pessoas à volta, sejam elas contactos profissionais ou pessoas queridas. Manter os relacionamentos é essencial ao longo da vida e esta rede pode ser decisiva no caminho para o sucesso desejado. Os bem sucedidos cultivam essas conexões.

As férias são uma desculpa perfeita para estar em contacto com a família e os amigos, por exemplo, e enviar uma mensagem de boas festas pode ser uma forma de ser lembrado pela sua rede.

Se não teve a oportunidade de passar tempo livre com alguém ou se não conseguiu enviar um postal de aniversário ou de Natal, considere seriamente a possibilidade de enviar saudações para o Ano Novo.

cultivar relacoes

6. Seja grato

Quando se trata de sucesso e felicidade, a gratidão é realmente uma das atitudes mais fundamentais. As pessoas bem sucedidas nunca esquecem aqueles que as ajudaram a alcançar os objetivos.

Pratique o reconhecimento e seja grato. Aprenda a reconhecer quem o ajudou ao longo do ano e faça com que todos saibam que os esforços foram apreciados.

Todas as resoluções pensadas para o novo ano servem de motivação para quem busca evoluir na carreira e na vida pessoal. Decida-se pelo seu sucesso individual e profissional, e crie as suas próprias listas com tudo o que deseja que seja transformado em 2018. Não se importe se os passos serão cumpridos à risca. Estabelecer os objetivos é o primeiro passo, e o mais importante, para chegar à meta.

Veja também: