As 5 pessoas mais generosas do mundo

Há muitos milionários que têm feito o seu caminho a ajudar quem mais precisa. Saiba quem são as pessoas mais generosas do mundo.

As 5 pessoas mais generosas do mundo
Quem serão as pessoas que partilham a sua riqueza com quem mais precisa?
  • São inúmeras as causas onde os mais ricos apostam.

Ao contrário do que é julgado por grande parte das pessoas, nem todos os ricos são pessoas frias, distantes e calculistas, desprovidas de qualquer sensibilidade. Antes pelo contrário. Existem muitos milionários por esse mundo fora que em muito têm contribuído para ajudar milhares e milhares de pessoas nas condições mais adversas e com inúmeros problemas distintos. 

Ao longo da história, muitos têm sido os multimilionários que utilizam parte da sua fortuna para ajudar instituições sociais, que apoiam as mais diversas causas. O americano Andrew Carnegie, por exemplo, tinha uma célebre frase em que dizia que “nenhum homem pode tornar-se rico sem que ele próprio enriqueça os outros”.

Enleados nesta filosofia, existiram várias figuras ao longo do tempo que utilizaram parte da sua riqueza para apoiar centenas de causas nobres. Quem são, afinal, as pessoas mais generosas do mundo?

Para conseguir avaliar quais são as pessoas mais generosas do mundo, foram analisados aqueles cujo património líquido é bastante elevado. Identificados estes indivíduos, foi possível avaliar o somatório da caridade prestada até hoje. O rácio das doações ao longo de uma vida inteira, juntamente com o valor do património, permitiu perceber quem é, de fato, generoso.
 

Top 5 das pessoas mais generosas do mundo

 

1. Bill Gates

A pessoa que ocupa o primeiro lugar do top das pessoas mais generosas do mundo é mesmo ele, o próprio Bill Gates. O multimilionário que também faz parte do top dos mais ricos do mundo, prometeu, em 2006, doar cerca de 85% da sua fortuna à fundação Bill & Me­linda Gates e cumpriu. Entre outras iniciativas, este cálculo fez com que Bill Gates se tornasse na pessoa mais generosa do mundo.

 

2. Warren Buffet

Warren Buffet que assume aqui o segundo lugar do top das pessoas mais generosas do mundo, conseguiu doar cerca de 21,5 mil milhões de dólares. Com um património líquido de 61 mil milhões de dólares, acaba assim por atingir um índice de generosidade de 35%. A sua riqueza leva-o a ser um dos homens que mais doações faz.

 

3. George Soros

O atual presidente das Fundações Open Society, está dedicado a doar a sua fortuna essencialmente a causas internacionais, relacionadas com desenvolvimento comunitário, serviços sociais, de educação e saúde. Em boa verdade, até hoje, já doou 8 mil milhões de dólares, sendo que em património líquido tem 24,4 milhões. Feitas as contas, consegue atingir um índice de generosidade de 33%.

 

4. Azim Premji

Ligado desde sempre às tecnologias de informação, Azim Premji é também fundador e presidente da fundação que tem o seu nome. Ao longo dos anos, tem-se batido por reformar o sistema de educação indiano. Entre outras coisas, a fundação oferece formação a professores e em muito tem contribuído para o desenvolvimento do ensino. Só em doações, já atingiu os 8 mil milhões de dólares.

 

5. Charles Francis Feeney

O rei do retalho é considerado o James Bond da generosidade. A sua missão é conseguir, em vida, doar a totalidade da sua fortuna, o que o tem permitido apoiar causas como a educação, a ciência, a assistência médica, entre tantas outras coisas importantes. Atualmente, as doações que fez já rondam os 6,3 mil milhões de euros, face a um património liquido de 1,5 mil milhões.


Veja também: