As 10 pessoas mais poderosas do mundo

Quem são, afinal, as pessoas mais poderosas do mundo? Conheça neste artigo o top 10!

As 10 pessoas mais poderosas do mundo
Conheça o ranking da Forbes

Espaços coworking para pequenas empresas e freelancers

Ter poder pode significar coisas muito diferentes, quando aplicáveis a diferentes contextos, mas poder é, por definição, ter força, autoridade, influência.
 
Num estudo da Forbes que é feito anualmente, são reconhecidos as 10 pessoas mais poderosas do mundo, que acabam por ter maioritariamente uma influência económica e politica.
 
Segundo a análise que é feita anualmente ao poder de cada personalidade, é referido que todas as pessoas que constam neste ranking têm em si um poder que consegue terminar e talvez comandar o mundo, conseguindo mover mercados financeiros, pessoas ou exércitos.
 
Curiosamente e pela primeira vez, em 2014 entraram duas mulheres no top 10 das pessoas mais poderosas do mundo.
 

Top 10 das pessoas mais poderosas do mundo em 2014

 

1. Vladimir Putin

Pode parecer ironia, mas já é a segunda vez que Vladimir Putin aparece referido neste ranking como a pessoa mais poderosa do mundo. Neste caso, este atributo deriva de o poder político que Putin tem não só sobre a Rússia como também sobre o mundo.
 

2. Barack Obama

O nome do presidente dos Estados Unidos também não é novo nestas andanças e não poderia ser de outra forma. Barack Obama reúne em si um poder não só pelo fato de ser presidente de um país como os Estados Unidos, mas também pelo fato de ser um político carismático, que veio alterar várias questões há muito enraizadas no país.
 

3. Xi Jinping

Sendo a China a maior economia mundial atualmente, é inevitável que o seu presidente apareça neste ranking numa posição de destaque. De ressalvar que Xi Jinping tem uma postura muito inovadora perante a economia mundial.
 

4. Papa Francisco

Mas nem só de economia e política fala o mundo e prova disso é o fato do Papa Francisco surgir neste ranking como a quarta pessoa mais poderosa do mundo. A religião e a influência da igreja é algo incontornável a nível global e o Papa Francisco já deu provas de que quer utilizar o seu poder para fazer mais e melhor.
 

5. Angela Merkel

Voltando à política, surge a chanceler alemã que seria impensável não ser considerada neste ranking depois de estar há alguns anos a esta parte à frente dos destinos da europa. Adorada por alguns e odiada por outros, Angela Merkel é a primeira mulher a surgir neste top 10.
 

6. Janet Yellen

A primeira mulher a liderar o Banco Central dos Estados Unidos merece o sexto lugar na lista das pessoas mais poderosas do mundo. Janet Yellen é a presidente do Federal Reserve.
 

7. Bill Gates

Não é o homem mais poderoso do mundo, mas é o mais rico. Consequentemente, o trabalho que o fundador da Microsoft tem feito pela tecnologia e inovação, confere-lhe um poder inquestionável a nível mundial.
 

8. Mario Draghi

Segundo a Forbes, Mario Draghi posiciona-se em oitavo lugar na lista das pessoas mais poderosas do mundo pelo simples fato de ter a responsabilidade imensa de manter a unidade financeira em cerca de 18 países.
 

9. Sergey Brin

Para quem não sabe, Sergey Brin é o cofundador do Google, empresa essa que é dominante a nível mundial, fazendo parte da vida das pessoas.
 

10. Larry Page

A fechar este ranking surge Larry Page que também é cofundador do Google, o que lhe dá, a par do nono classificado, um poder substancial a nível mundial.
 
Veja também: