Picada de abelha: o que fazer

Uma picada de uma abelha é sempre uma situação dolorosa tanto para crianças como para adultos. Sabia como a deve tratar.

Picada de abelha: o que fazer
Como tratar uma picada

A picada de abelha é muito dolorosa e desconfortável. Mas a maioria das espécies de abelhas e vespas são animais dóceis que não costumam picar o ser humano, a não ser que se sintam atacadas.

Em geral, abelhas e vespas longes das suas colmeias oferecem pouco perigo aos seres humanos. E mesmo junto às suas colmeias, a maior parte das abelhas não é agressiva. Mas acontece, por isso sabia o que deve fazer de for picado.


Sintomas da picada da abelha

  • Dor intensa e uma pequena inflamação da região afetada;
  • O local picado fica de cor vermelha e inchado;
  • A ferida costuma ter entre 1 e 5 cm de diâmetro e desaparece após algumas horas;
  • Na generalidade dos casos, a dor e o inchaço dissipam-se e, no máximo, num ou dois dias;
  • Em 10% dos casos o paciente desenvolve uma reação maior às picadas, com intensa dor e inchaços;
  • As picadas isoladas não costumam originar grandes problemas na maioria dos casos. 

Deve ter atenção às possíveis manifestações de alergia, como um grande inchaço na zona da picada, o aparecimento de manchas no corpo, respiração anormal ou vómitos. Nestes casos a pessoa picada deve ir rapidamente para o hospital para ter a assistência necessária.



4 passos para tratar uma picada de abelha


1. Remover o ferrão

Nos casos das abelhas e vespas que sofrem perda do ferrão, esta deverá ser logo a primeira preocupação de quem é picado. O ferrão permanece a injetar veneno ainda por 1 ou 2 minutos depois de se ter perdido da abelha.



2. Lavar

Deve lavar de imediato a zona da picada com soro, água ou água e sabão. Isto para limpar e desinfetar logo a área o mais rapidamente possível.



3. Frio

Deve aplicar na zona algo frio durante alguns minutos como, por exemplo, gelo, água fria, etc.
 


4. Dores

Se estiver com muitas dores pode tomar um analgésico, como o paracetamol. Se se mantiver o prurido e a comichão intensa, pode tomar um antihistamínico oral para aliviar.



Dessensibilização

As pessoas que tenham tido uma grande reação alérgica a uma picada de abelha podem ser submetidas a um processo de dessensibilização, que poderá evitar novas reações no futuro. A dessensibilização é um processo pelo qual o corpo é exposto a pequenas quantidades da substância que lhe provoca uma reação alérgica (alergénio) até que a referida reação desapareça.

Veja também:

Raquel Pacheco Neves Raquel Pacheco Neves

Farmacêutica, Raquel Pacheco Neves é especialista na prevenção e no tratamento das mais variadas patologias, no que à farmacologia diz respeito. Com uma paixão especial pela puericultura, a promoção da saúde tem sido, desde sempre, o seu principal objectivo profissional.
O seu mais recente projeto é o portal Bébéu.