Quer ser piloto aéreo? Descubra como

Conheça mais sobre a evolução da carreira de piloto, quais os cursos de formação existentes e saiba mais sobre as saídas profissionais.

Quer ser piloto aéreo? Descubra como
Pilotar aviões pode ser uma boa aposta

Sempre sonhou fazer carreira a pilotar um avião cheio de passageiros e viajar pelo mundo? Intriga-se com todos aqueles botões e alavancas do cockpit? Se quer seguir a carreira profissional de piloto, este artigo é para si. Conheça a evolução da carreira, as saídas profissionais e algumas escolas onde pode tirar a sua licença.

Piloto de aviões ou de helicópteros?

Antes de mais, tem de decidir: aviões ou helicópteros? Assim que for tomada a decisão, há uma nova escolha a fazer: pretende ser piloto comercial ou piloto privado? Em cada um dos casos existem especificidades que deve ter em atenção, quer sobre as condições de acesso, quer sobre a progressão na carreira.

Piloto de aviões comercial

Esta licença permite operar em combate a incêndios, em voos turísticos, em situações de emergência médica, e em muitas outras situações. Por isso, se sempre sonhou conduzir um avião da TAP, da EasyJet ou Ryanair, esta é a opção para si.

Em regras gerais, os requisitos para esta licença são os seguintes:

  • Ter 18 anos à data da emissão da licença;
  • Possuir Licença de Piloto Privado (PPL);
  • Ter 150 horas de voo, das quais 100 horas como PIC (Pilot in Command).

Piloto de aviões privado

Nestes casos, a licença para piloto privado serve a propósitos mais relacionados a “passatempo”. Se quer conduzir uma avioneta, por exemplo, esta licença permite que possa alugar a aeronave para fazer pequenos voos. Se o seu objetivo é encarar a aventura de pilotar aviões, mas não quer seguir carreira profissional, esta é a licença indicada para si.

Apesar de poder variar de escola para escola, os requisitos solicitados, geralmente, são os seguintes:

  • Ter, no mínimo, 16 anos à data do primeiro voo a solo na escola;
  • Certificado médico de Classe II;
  • Conhecimentos de Inglês.

Piloto comercial de helicópteros

No caso de querer ser piloto comercial de helicópteros, ficará habilitado a desempenhar funções em serviços de emergência médica, combate a incêndios, turismo ou até de instrução de voo.

Para estes casos, os requisitos são:

  • Ter, no mínimo, 16 anos à data do primeiro voo a solo na escola;
  • Certificado Médico de classe I;
  • Conhecimentos de Inglês, Matemática e Física;
  • Exame de Inglês (Oral e Escrito);
  • Testes Psico-técnicos;
  • Entrevista Presencial.

Piloto privado de helicópteros

Para o piloto privado de helicópteros, a situação é semelhante à de piloto privado de aviões, ou seja, voa-se por prazer – e não propriamente para seguir uma carreira profissional.

O que se requisita nestas situações é o seguinte:

  • Ter, no mínimo, 16 anos à data do primeiro voo a solo na escola;
  • Certificado médico de Classe II;
  • Conhecimentos de Inglês.

Escolas de pilotagem de aviões

Existem algumas escolas onde pode obter a licença para cada um destes tipos de pilotagem. Tome nota.

G-Air

A G-Air é uma Escola de treino e formação aeronáutica, líder no seu mercado e com mais de 35 anos de experiência. Tem um aeródromo em Ponte de Sôr e outro em Tires.

OMNI Aviation

A OMNI Aviation é uma escola de aviação com mais de 20 anos de experiência, que forma profissionais na área da Formação Inicial de Pilotagem através de cursos de Instrutor de Voo, Oficiais de Operações de Voo e Formação de Pessoal Navegante de Cabine. Está localizada em Cascais.

Nortávia

A Nortávia disponibiliza cursos de piloto comercial e privado e também de instrutor de voo. Tem quase 30 anos de experiência e situa-se na Maia.

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