Pílula para gatas: quando, como e porquê

A pílula para gatas é uma das formas de evitar uma gravidez quando se encontram em período fértil. Descubra todos os pormenores.

Pílula para gatas: quando, como e porquê
Previna uma gravidez do seu animal de quatro patas!

Se tem uma gata ou mais em casa e procura uma solução para aquelas alturas em que ela não pára de miar, marca determinados locais da casa com urina de odor forte e só quer sair de casa, existem algumas soluções que o podem ajudar, como a pílula para gatas.

Estas alturas, em que as gatas têm este comportamento, são chamadas de época de “cio”. É a altura em que as gatas estão no seu período fértil e podem assim, engravidar. O cio nas gatas começa por volta dos 5 ou 6 meses e cada episódio tem a duração de cerca de uma a duas semanas.

Em termos de episódios por ano, por incrível que pareça, pode depender muito do número de horas por dia que a gata recebe luz direta. Gatas que andam muito pelo quintal e rua tendem a ter mais espisódios de cio do que gatas que estão maioritariamente em casa a receber luz indireta.

 

Soluções de contracetivos para as gatas

Apesar de muita gente optar pela solução mais permanente - a chamada castração - existe também a alternativa de oferecer uma pílula para gatas. Esta pílula é semelhante à que as mulheres tomam e, quando corretamente administrada, evita as gravidezes indesejadas.

 

Modo de utilização da pílula para gatos

A pílula para gatas deve ser administrada aproximadamente de 15 em 15 dias e este iato de tempo deve ser cumprido à risca para não comprometer resultados.

Enrole a pastilha num pouco de carne, por exemplo, e garanta que a sua gata o engole. Caso esta abordagem não funcione, introduza o medicamento diretamente na sua garganta, com cuidado, claro está.

 

Vantagens e desvantagens da pílula para gatos

A administração da pílula para gatas tem as vantagens e desvantagens.

 

Vantagens:

  • A curto e médio prazo, é uma opção mais barata do que uma remoção do útero e ovários;
  • Não tem recuperação de pós operatório;
  • Geralmente elimina os comportamentos característicos do cio.


Desvantagens:

  • A longo prazo não fica assim tão em conta (pois tem que comprar a medicação regularmente);
  • A toma da pílula para gatas pode provocar tumores malignos mamários;
  • Pode também provocar infeções graves no útero.
 

Onde comprar

Uma embalagem de pílula para gatas tem 16 comprimidos e custa cerca de 17€. Pode ser adquirida nos veterinários ou nas farmácias. A marca mais usual é a Megecat.

 

Sabia que?

Durante um ciclo de cio de uma gata, ela pode engravidar de vários parceiros ao mesmo tempo! Aqui está a resposta para muitas vezes numa só ninhada nascerem gatos brancos e pretos!

Veja também: