Pinterest: 5 funcionalidades que provavelmente desconhecia

O Pinterest pode ser uma ferramenta útil para trabalho, inspiração e diversão. Conheça 5 funcionalidades que provavelmente nunca utilizou.

Pinterest: 5 funcionalidades que provavelmente desconhecia
Uma rede social para descobrir e guardar ideias criativas

Já conhece o Pinterest? Segundo a própria rede social, esta é “uma ferramenta visual de favoritos, que ajuda os utilizadores a descobrir e a guardar ideias criativas”.

Assim, o Pinterest é uma rede social para compartilhar imagens, com o objetivo de reunir os principais interesses e inspirações de seus utilizadores. Na plataforma é possível publicar e salvar imagens de outros utilizadores, organizando-as por temas, e/ou salvar uma imagem específica acedida num site externo.

Mesmo que já conheça e utilize o Pinterest, existem algumas funcionalidades desta rede social que provavelmente desconhece.

5 funcionalidades do Pinterest que não conhecia

1. Descobrir quem está a fazer pins do seu site

O utilizador pode descobrir todos os pins do seu site ou de outro site qualquer. Basta copiar o seguinte endereço e alterar para o endereço do website que pretende.

Exemplo: https://www.pinterest.pt/source/www.nomedosite.pt/

O Pinterest fará uma seleção de todos os pins que advêm diretamente do link mencionado. Esta é uma boa forma de monitorizar o que está a receber mais pins na rede e permitir adicionar novos conteúdos alusivos. Ou seja, garante mais pins e traz mais visibilidade ao site.

2. Pesquisar imagens pela câmara

Trata-se de uma funcionalidade relativamente recente que permite identificar objetos no mundo real. Funciona com base na pesquisa de imagens relacionadas ou que sejam idênticas com o objeto que está a ser fotografado.

pinterest permite pesquisar pela camara

3. Enviar newsletters pelo Pinterest-mail

O Pinterest permite que os utilizadores enviem os seus pins favoritos por e-mail (quase como uma newsletter), para utilizadores específicos ou para ele próprio.

Basta clicar na seta principal de partilha e selecionar “Enviar por e-mail”. Pode escrever o endereço de e-mail que pretende ou selecionar a partir da lista de utilizadores.

4. Comprar produtos diretamente no Pinterest

Ainda só está disponível nos Estados Unidos, mas em breve deverá também ser possível no resto do mundo. O Pinterest tem a funcionalidade “Shop the Look” que lhe permite fazer compras, sendo possível também descobrir links ou recomendações do produto selecionado, além de sugerir combinações para o referido item. Se vir um pin com um preço azul, significa que pode fazer a compra diretamente a partir da app.

5. Ter uma conta de empresa

O Pinterest permite tornar a sua conta pessoal numa conta empresarial. Basta aceder a este link do Pinterest e selecionar o botão de conversão. As vantagens incluem a hipótese de usar o Analytics do Pinterest, usufruir de um widget de pin especial para o seu negócio e criar campanhas pagas para aumentar o alcance de seus pins.

Veja também: