As piores companhias aéreas do mundo

Quer viajar de avião de forma confortável e sem problemas? Então convém saber quais são as piores companhias aéreas do mundo para que as possa evitar.

As piores companhias aéreas do mundo
Saiba quem são as companhias aéreas que reúnem as piores características
  • Grande parte das más companhias aéreas é asiática

A fim de revelar quais as piores companhias aéreas do mundo, o site AirlineRatings, focado na segurança aérea, fez uma lista classificatória onde discrimina quais as companhias aéreas mais seguras e mais perigosas do mundo.

Recolhendo dados de várias fontes internacionais de aviação e governamentais, desenvolveu uma lista onde atribui notas de 1 a 7, sendo as notas mais baixas correspondentes às companhias aéreas mais inseguras e portanto, piores.

Os critérios que serviram de base para esta análise foram vários, como o número de fatalidades ocorridas, o cumprimento de normas de segurança impostas pela Organização de Aviação Civil Internacional, o rigor das suas inspeções, se foram auditados pela IOSA (Auditoria de Segurança Operacional da IATA) e quantos valores (de 0 a 8) obtiveram nesta auditoria.

Outros dos fatores considerados foram se as companhias pertencem à Administração Federal de Aviação (AFA), se lhes é permitido voar no espaço aéreo da União Europeia e de que país são os aviões que operam.

Na lista aqui discriminada, constam as piores companhias aéreas, que receberam nota 3 ou inferior nesta avaliação.

Lista actualizada das piores companhias aéreas do mundo

fatalidades aereasFonte da imagem: WNPR

Afriqiyah

Teve nota 3, teve uma fatalidade em 2010, e obteve 0 na auditoria IOSA. Não lhe é permitido voar na União Europeia.

Air Bagan

Obteve nota 3 nesta avaliação, teve uma fatalidade em 2012. Passou na auditoria IOSA com 5 valores num total de 8.

AirAsia Thailand

Com nota 2 nesta classificação, esta companhia aérea não pertence à Administração Federal de Aviação (AFA), nem realizou a auditoria IOSA.

Airlines PNG

Teve uma fatalidade em 2011, não passou na auditoria IOSA, com apenas 4 valores em oito. Foi-lhe atribuída nota 2.

Ariana Afghan Airlines

Não permitido que voe no espaço aéreo europeu, foi considerada insegura para sequer ser auditada pela IOSA. Teve nota 2.

Bangkok Air

Teve nota 3, contudo teve fatalidades em 2009. Não pertence à Administração Federal de Aviação (AFA) e não foi auditada, pelas suas operações estarem a causar preocupações.

Blue Wing

Embora tenha passado na auditoria com 6/8 valores, esta companhia aérea foi classificada com nota 2, pois teve fatalidades em 2010 e não é permitida no espaço aéreo da União Europeia.

Camair-Co

Com nota 3, esta companhia não passou na auditoria, teve 4/8 valores.

Cambodia Angkor Air

Mesmo tendo tido uma nota muito baixa na auditoria, apenas 1/8, esta companhia aérea ficou classificada com nota 3, por não ter registo de fatalidades e pertencer à Administração Federal de Aviação (AFA).

Citilink

Com 0 valores na auditoria, esta companhia teve nota 3, pelos mesmos motivos da anterior.

Daallo Airlines

Proibida de voar na União Europeia, teve 0 na auditoria e deram-lhe nota 2.

Drukair Royal Bhutan

Esta companhia teve nota 3 e reprovou na auditoria IOSA com 0 valores de um máximo de 8.

Fastjet

Com 0 valores na auditoria, a Fastjet conquistou uma nota 3 nesta classificação, por ser uma companhia à qual é permitido voar na União Europeia e não ter registo de fatalidades.

Felix Airways

Igualmente como a anterior, esta companhia aérea teve nota 3 por passar nos mesmos critérios, mas não foi considerada para auditoria, por ser considerada insegura.

KalStar Aviation

Esta companhia não foi sequer auditada, e não pode voar na União Europeia. Teve nota 2 , sendo uma das piores companhias aéreas do mundo.

Kam Air

Sem segurança mínima para ser auditada, e sem poder viajar pela União Europeia, esta companhia aérea teve nota 2.

LAM

Sem poder voar no espaço aéreo da União Europeia, a companhia aérea LAM teve fatalidades em 2013 e teve 1 valor na auditoria (o máximo é 8 valores). Teve nota 3 nesta avaliação.

Libyan Airlines

Cumprindo todos os critérios requeridos, esta companhia aérea teve 0 valores na auditoria, pelo que apenas conseguiu ter nota 3.

Lion Air

Com 0 valores na auditoria, esta companhia teve nota 3.

Nepal Airlines

Teve nota 1, por não cumprir com vários critérios, como por exemplo poder voar na União Europeia, ser livre de fatalidades e ter sido auditada. Com esta nota, esta companhia é das piores companhias aéreas do mundo.

NOK Air

Não pertence à Administração Federal de Aviação (AFA) e não foi auditada pelas suas operações estarem a causar preocupações, teve nota 2, sendo outra das piores companhias aéreas do mundo.

Orient Thai Airlines

Teve algumas fatalidades,  não pertence à Administração Federal de Aviação (AFA) e não foi auditada, por ser questionável a qualidade das suas operações.Teve nota 3.

Polynesian Airlines

Com 0 valores na auditoria, mas sem mais nenhum critério a falhar, esta companhia teve nota 3 a esta classificação.

Somon Air

A Somon Air teve 4/8 valores na auditoria, reprovando neste critério. Teve nota 3.

Sriwijaya Air and Nam Air

Proibida de voar no espaço aéreo da União Europeia, esta companhia teve 0 valores na auditoria e nota 3 nesta avaliação.

Tajik Air

Com 4/8 valores na auditoria, esta companhia aérea teve nota 3.

Tara Air

Esta companhia aérea teve nota 1 nesta classificação, mas não é de admirar, pois reprovou em todos os critérios, excetuando um: pertencer à Administração Federal de Aviação (AFA). É, seguramente, outra das piores companhias aéreas do mundo.

TransNusa

A TransNusa não está autorizada a voar na União Europeia e não foi sequer sujeita à auditoria. Teve nota 2.

Wings Air

Igualmente à anterior na falha dos critérios, teve também nota 2, sendo outra das piores companhias aéreas do mundo.

Xpress Air

Não está permitida a voar na União Europeia e não foi sequer sujeita à auditoria. Teve nota 2.

Algumas das piores companhias aéreas do mundo em 2015


Bahamasair

Para quem não conhece, esta é a companhia aérea nacional das Bahamas e tem rotas essencialmente para Havana, Cuba ou Estados Unidos e Flórida. A companhia tem mais de quatro décadas e já apresentou várias falhas ao nível do serviço.

Biman Bangladesh

Atualmente, a empresa de Bangladesh criada em 1972 voa para cerca de 16 países, sendo uma companhia criada pelo próprio governo. Registos de fortes atrasos e problemas com a bagagem fazem com que esta companhia aérea seja indicada como uma das piores.

Bulgaria Air

A Bulgaria Air ficou mal classificada neste ranking principalmente devido ao fato de ter registos de muitos atrasos nos voos. A atuação da companhia perante estes atrasos também não foi a melhor. Segundo os testemunhos dos passageiros, houve muita falta de apoio logístico para quem esteve horas à espera do seu voo.

China United Airlines

A grande companhia aérea chinesa também entra no ranking das piores companhias áreas do mundo. Ao que tudo indica, umas das coisas que mais falha é a oferta a bordo para entreter os passageiros durante os voos.

Cubana Airlines

Entrando no território cubano, a Cubana Airlines também acusa falta de oferta a bordo para entreter os passageiros. Por outro lado, os grandes atrasos e os problemas com a bagagem também não abonam a favor da reputação da companhia.

Veja também: