Os 5 piores conselhos para perder peso

Há muitos mitos e opiniões contraditórias sobre emagrecer e nem sempre é fácil filtrar. Conheça os piores conselhos para perder peso.

Os 5 piores conselhos para perder peso
Quer perder peso? Então não siga estes conselhos

Quem o avisa seu amigo é e se pretende perder aqueles quilinhos extra que tanto o incomodam, deve mesmo ter em conta os piores conselhos para perder peso. Toma nota e lembre-se de os ignorar!

De acordo com algumas tendências de dietas ao longo dos últimos anos e algumas ideias pré-concebidas sobre o que poderá ajudar a perder peso, reunimos um conjunto de cinco maus conselhos.

5 piores conselhos para perder peso

1. Contar calorias

Muitas pessoas pensam que basta contar as calorias para conseguir ter uma dieta regrada. “Hoje só ingeri 1000 calorias”. Faz sentido, mas se essas mil calorias forem ricas em açúcares e gorduras, certamente que o efeito desejado não vai aparecer.

É importante ter cuidado com a quantidade de calorias ingeridas sim, mas mais importante ainda é a sua qualidade! Prefira as frutas, legumes, proteínas e hidratos de carbono complexos e fuja dos hidratos de carbono simples, gorduras e açúcares.

2. Fumar

Sobretudo há uns anos atrás, ouvia-se muito dizer que fumar ajudava a emagrecer, ou pelo menos a manter o peso ideal. Ora, este é dos piores conselhos para perder peso.

Primeiro, porque são mais do que conhecidos os malefícios associados ao consumo do tabaco e possíveis consequências. Depois porque nem toda a gente reage da mesma forma ao tabaco.

Esta afirmação baseia-se no facto do consumo de tabaco estar associada à aceleração do metabolismo e consequente queima de gorduras mais facilmente. Contudo, além de diferentes organismos reagirem de diferentes formas, existem maneiras bem mais saudáveis de contribuir para esta aceleração.

3. Eliminar por completo os hidratos de carbono

Esta técnica de dieta até pode funcionar a curto prazo. De facto, há relatos de pessoas que perdem até 8 quilos numa só semana. Mas então, qual o problema? A durabilidade desses resultados.

O nosso corpo precisa de hidratos de carbono para funcionar. São eles que nos dão a energia para as tarefas do dia-a-dia. Além de poder ficar com sérios défices no organismo, mais cedo ou mais tarde vai acabar por comer os hidratos e depois acaba por repor todo o peso ou ainda mais algum.

Devemos sim ter atenção às quantidades de hidratos (sobretudo ao final do dia), mas não devemos eliminá-los por completo.

dieta

4. Passar fome

Se acha que é a passar fome que vai obter bons resultados na sua dieta, desengane-se, pois este é um dos piores conselhos para perder peso.

Além de estar a prejudicar o organismo, que necessita de combustível para funcionar, vai sentir-se sem energia para realizar as atividades diárias e até o humor  vai ficar alterado.

5. Saltar refeições

Este é o grande erros de muitas dietas. Não salte refeições! Está a prejudicar o seu corpo e corre o sério risco de comer muito mais (e menos saudável) na próxima refeição, pois vai sentir uma grande vontade de ingerir açúcares.

Veja também: