PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

Os 4 piores países do mundo para ficar doente

As férias estão a chegar e há muito a ponderar na escolha do seu destino. Antes de fazer as malas, conheça alguns dos piores países do mundo para ficar doente.

Os 4 piores países do mundo para ficar doente
Se for viajar para estes 4 países, deve ter cuidados de saúde redobrados

Entre os destinos favoritos para férias, estão alguns dos piores países para ficar doente e que apresentam maior perigo: México, Índia, Marrocos ou Filipinas. Conheça os riscos e descubra algumas dicas para evitar doenças nas férias.


DOENÇAS EVITÁVEIS NOS PIORES PAÍSES PARA FICAR DOENTE


México

Se as praias e templos do México são um must-see nas próximas férias, então tome nota. É um facto que entre 30% a 50% dos viajantes para destinos tropicais como o México apanham doenças diarreicas, por isso é fundamental estar preparado. Quando estiver de visita a este país, deve lembrar-se de ferver a água da torneira ou beber água engarrafada – certifique-se sempre de que a água está selada -, não coma alimentos que tenham sido lavados com água da torneira – ou seja, nenhuma fruta ou legume, como maçãs com casca ou alface cru - e evite bebidas com gelo. Siga estas dicas à risca e aproveite tudo o que o México tem para lhe dar.


Índia

Muita cor, animais selvagens e o Taj Mahal – é isto que nos vem à cabeça quando pensamos na Índia. É um destino de férias obrigatório para muitos, mas que perigos esconde? A verdade é que os níveis de limpeza e higiene são bastante baixos. Tal como no México, é fundamental que não se esqueça de beber sempre água engarrafada e que evite comer legumes ou fruta que não tenham sido devidamente lavados.

Por outro laado, embora a Malária tenha sido erradicada no mundo ocidental, cerca de 40.000 indianos morrem da doença todos os anos. Além disso, a Malária está presente em todas as regiões não-montanhosas da Índia, embora seja pior no leste do país. Se está a planear visitar a Índia nas suas próximas férias, deve obter cuidados médicos preventivos, como vacinas para a Malária, Febre Tifóide, Hepatite A e B ou até Febre Amarela. Vá à consulta do viajante 4 a 6 semanas antes de partir e evite dores de cabeça desnecessárias.


Marrocos

Em Marrocos as instalações médicas são consideradas precárias. Se está a pensar visitar este país, deve obter um seguro de viagem, não vá o diabo tecê-las.
Caso precise de cuidados médicos, deverá ler muito bem os formulários que lhe possam pedir para preencher. Neste país do norte de África, a negligência médica ainda é uma realidade e é habitual os profissionais de saúde cobrarem mais aos turistas. Em Marrocos, deverá ter especial cuidado com o calor. É normal que não esteja acostumado a temperaturas tão altas e, por isso, deverá estar sempre hidratado – não se esqueça dos cuidados a ter com a água - e evitar as horas de maior calor, antes de explorar as praias ou os mercados tão caraterísticos deste país.


Filipinas

Um dos mais belos destinos do Sudeste Asiático, as Filipinas podem oferecer-lhe o melhor de todos os mundos: clima tropical, praias de areia branca e água límpida, cultura tentadora e pessoas amigáveis. Mas o ambiente cru, natural e exótico que tanto nos faz querer voar diretamente para lá pode vir com um preço: demasiados erros e insetos que podem deixá-lo gravemente doente. Doenças transmitidas por insetos são uma preocupação, como a Malária ou o Dengue, Encefalite Japonesa ou Filariose. Não se esqueça de adicionar um bom repelente à sua bagagem.

Aqui, todos os cuidados com a água são poucos: as Filipinas são um hotspot para doenças transmitidas pela água, como a Cólera, a Febre Tifóide e qualquer número de doenças diarreicas. Já sabe, gelo nas bebidas nunca, água engarrafada sempre! Tenha cuidado com os animais de rua. Caso seja arranhado ou mordido, deve procurar imediatamente um médico. Como evitar tudo isto? Certifique-se de que marca uma consulta do viajante antes de embarcar rumo às Filipinas.

Já conhece alguns dos piores países do mundo para ficar doente, os riscos e algumas dicas para os evitar. Vai mesmo querer ficar doente num destes lugares maravilhosos? Siga as nossas dicas e...boas férias!

Veja também: