Pisar a embraiagem ao ligar o carro: sim ou não?

Costuma pisar a embraiagem quando liga o carro? Se não, deve começar a fazê-lo pois pode evitar algum desgaste a longo prazo.

Pisar a embraiagem ao ligar o carro: sim ou não?
Saiba a resposta

A condução, tal como tudo, está cheia de polémicas. Em alguns casos estas não fazem muito sentido mas são debatidas em demasia, enquanto noutros fazem bastante sentido e não recebem a devida atenção. Neste artigo damos uma vista de olhos à velha questão: deve pisar a embraiagem ao ligar o carro?

A verdade é que, apesar de não haver consenso, uma grande parte dos especialistas defende que se deve pisar a embraiagem ao ligar o carro, pois as vantagens, apesar de serem ligeiras, não deixam de ser vantagens. Deve pressionar o pedal da embraiagem até que o carro esteja pronto para seguir caminho, bastando depois soltá-la quando for começar a viagem.

Porque deve pisar a embraiagem?

O objetivo de pisar a embraiagem quando está a ligar o carro é o de aliviar o trabalho do motor de arranque, ao tirar de cima do mesmo o “peso” da caixa de velocidades, o que por sua vez vai ajudar a reduzir o desgaste no mesmo. Além disso, consegue reduzir muito ligeiramente o consumo da energia elétrica da bateria. Inicialmente não se sente qualquer diferença, mas a longo prazo a redução no desgaste é sentida.

Várias marcas incluem esta informação no manual do proprietário do automóvel, de modo a ajudar o condutor a, sem se aperceber, reduzir o desgaste no motor de arranque, e poupar um mínimo de bateria. Como já deve saber, evitar o desgaste aumenta a vida útil das componentes, o que se traduz em poupança.

O que acontece se não o fizer?

Se não pisar a embraiagem ao ligar o carro, além do aumento do desgaste no motor de arranque, arrisca-se também a que o carro dê um pequeno solavanco, que apesar de muitas vezes não ser mais do que um susto, pode vir a ter consequências.

Em alguns modelos de carros mais tecnologicamente  avançados, não é possível dar o arranque sem utilizar a embraiagem. Isto porque além de evitar o solavanco, evita também o desgaste desnecessário. Nos modelos modernos em que não é necessário, pode até não sentir a diferença.

Quando o carro tem pouca bateria, ao utilizar o pedal da embraiagem aumenta a probabilidade de o vir a conseguir ligar, apesar de isto nem sempre resultar. Não se esqueça de ter alguns cuidados com a embraiagem, como por exemplo não manter sempre o pé em cima do pedal, evitando assim ter a embraiagem a patinar.

Veja também: