AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Plano de carreira: como fazer o seu?

Um bom plano de carreira pode ajudá-lo a alcançar os seus objetivos profissionais. Veja como criar o seu.

Plano de carreira: como fazer o seu?
Um plano de carreira é uma boa forma de definir os seus objetivos e saber onde quer chegar.

Sabia que um bom plano de carreira pode ser fundamental para o seu sucesso profissional? Pois bem, se não está familiarizado com o conceito, continue a ler. É que este plano de carreira é mais importante do que se possa pensar. Não acredita? Então saiba que este plano tem, efetivamente, um papel central no sucesso de qualquer profissional, na medida em que não só ajuda a definir os objetivos de carreira, mas também a forma de os alcançar.

 

Criar um plano de carreira em 3 passos

Se sabe o que pretende da sua carreira, agora só precisa de “pôr mãos à obra” para os atingir. E é aqui que entra o seu plano de carreira, que vai funcionar como uma espécie de guia para o ajudar a definir o rumo a seguir e (até) a tomar decisões mais acertadas, tendo em vista os seus objetivos profissionais.  

Quer saber como criar o seu plano de carreira? Só precisa de…
 

1. Comece por fazer uma avaliação pessoal

Esta avaliação é fundamental, na medida em que lhe vai permitir definir com clareza as suas metas profissionais. No fundo, deve pensar em que ponto está a sua carreira no momento atual, qual a sua situação profissional, o que retira das suas experiências profissionais anteriores, se está ou não no caminho certo para atingir as suas metas, quais as suas motivações, as suas prioridades, pontos fortes e fracos, o que procura num trabalho… enfim, trata-se de avaliar a sua personalidade, preferências, valores e competências para que possa saber o que pretende fazer da sua carreira.

 

2. Clarifique os seus objetivos

Para que o seu plano de carreira seja eficaz, é importante que saiba quais são os seus objetivos pessoais e profissionais. A ideia aqui é que reflita sobre os seus interesses, competências e experiência, de forma a conseguir perceber qual a direção a seguir. Pense onde gostaria de estar daqui a uns anos (sejam 5, 10 ou 15) e o que necessita para lá chegar. Mas atenção! Os sues objetivos devem ser realistas e coerentes.

 

3. Defina a sua estratégia de “ataque”

Sabendo onde está e para onde quer ir, agora só precisa de traçar a estratégia que o vai levar ao seu destino. Ou seja, defina os passos a dar para alcançar os seus objetivos. Isso pode ser a aposta em novas competências profissionais, formação adicional, mudança de emprego, … Mas tenha sempre em mente que plano de carreira não deve ser estanque, fechado. Muito pelo contrário é algo que está sujeito a uma constante monitorização e, muitas vezes, adaptação (a novos objetivos, novas realidades, novas oportunidades de carreira, etc.).

 

Um plano à medida

Desengane-se se pensa que isto é uma ciência exata, porque não é. Mas vai ajudá-lo a encontrar o caminho para o sucesso que tanto ambiciona.

Encare o seu plano de carreira como um roteiro para chegar ao emprego/posição que sempre ambicionou. Mas prepare-se para as “pedras no caminho” e não desanime. Foque-se nos seus objetivos, mas faça avaliações constantes para perceber se ainda se mantem ou não adequado e, se for esse o caso, faça os ajustes que considerar necessários. Como dissemos, pode não ser uma ciência exata, mas que dá uma ajuda, lá isso…



Veja também: