Plano de saúde: uma solução da Medicare à sua medida

Aprenda a selecionar, passo a passo, a melhor opção para si e para a sua família, tendo em conta preço, qualidade, rede médica e as exclusões sujeitas.

Plano de saúde: uma solução da Medicare à sua medida
Cada caso é único

Cada vez mais portugueses veem o plano de saúde como um importante complemento ao serviço médico público, mas na hora de escolher a melhor opção, muitas dúvidas podem surgir e complicar o processo. Descubra neste artigo as melhores dicas para escolher o plano de saúde e saiba como adaptar o produto às suas necessidades.

Subscrever um serviço privado de saúde pode parecer uma tarefa complicada, uma vez que cada caso é único e a oferta é vasta no mercado. Beneficiar das melhores condições e soluções de atendimento deve ser uma das prioridades na hora da escolha, e para isso deverá ter em conta algumas respostas importantes. Veja aqui quais são as especificidades que devem ter em conta na hora de escolher o plano de saúde que melhor se encaixa na sua vida e na vida da sua família.

Num plano de saúde, do que é que mais precisa?

Reflita bem antes de optar por subscrever um plano de saúde. Quanto gasta regularmente com despesas médicas? Uma gravidez está nos planos? Já tem filhos? Quer, sobretudo, que o plano cubra emergências de saúde inesperadas? Quanto dispõe para gastar mensalmente com o plano? Lembre-se: o objetivo é não sobrecarregar o seu orçamento mensal, e ainda assim garantir que tem acesso ao que mais necessita.

Como pagar e quanto custa um plano de saúde?

O preço pago por um plano de saúde pode variar de acordo com o que pretende das suas coberturas, e o valor cobrado pode ser pago através de taxas mensais, trimestrais, semestrais ou anuais. Isso deverá ser acordado no ato da subscrição do serviço.

Fique atento aos descontos

Grande parte das seguradoras tem por hábito reduz o montante do prémio, aplicando um desconto quando há a inclusão do agregado familiar no plano subscrito. No entanto, existe uma desvantagem: o plano deverá, obrigatoriamente, ser igual para todos os elementos. Este pode ser um problema, uma vez que cada membro da família pode apresentar necessidades diferentes, tendo em conta as diferentes idades.

Dica: caso opte pela subscrição do plano de saúde numa seguradora onde já seja cliente de outro tipo de seguro (automóvel ou de vida, por exemplo) pode significar o acesso a mais descontos previstos.

Qual a cobertura que precisa?

À semelhança de outros tipos de planos contratados, os planos de saúde também podem ser subscritos através de diferentes pacotes, que incluem coberturas distintas: mais simples, ou mais completas.

Existe no mercado outra opção de adesão, mais económica – para pessoas e famílias que não pretendem grandes coberturas, mas querem garantir descontos na rede médica. As seguradoras, cada vez mais, apostam na venda de cartões de descontos. O uso desses cartões é ilimitado e está previsto o acesso a toda a rede médica convencionada.

Verifique o período de carência

Algumas seguradoras já praticam a venda se planos sem período de carência, mas a regra geral ainda continua a mesma: após a subscrição do serviço, a carência aplicada é de 90 dias para internamento (para acidentes, a regra deixa de existir). Durante este prazo é normal que o plano não possa ser utilizado, ou que sejam aplicados valores com descontos inferiores. Quando o plano inclui gravidez e parto, o período de carência é bastante superior, podendo chegar a um ano e meio.

A idade do segurado altera o valor do plano de saúde?

A resposta mais curta e simples é sim. O valor do plano deve sofrer alterações de acordo com os riscos calculados pela seguradora. A maior parte delas não faz adesões novas para quem está acima dos 55 anos e não possibilita a renovação do serviço a partir dos 65 anos. A opção é procurar por seguradoras especializadas em serviços prestados a pessoas dentro da terceira idade.

Tenha atenção às exclusões

Todas as coberturas de planos de saúde têm exclusões previstas no contrato e é preciso tomar nota de todas e fazer a comparação na hora de escolher. Um exemplo claro é o plano que permite serviço de ambulatório, abrangindo consultas médicas, mas excluindo serviços de psiquiatria ou fisioterapia, entre outros.

No caso dos planos que incluem a cobertura de estomatologia, é importante saber que o segurado terá acesso a descontos nos tratamentos dentários, mas isso não a aplicação dos aparelhos ortodônticos.

Existem ainda exclusões gerais que devem ser observadas na hora de subscrever o serviço que pretende. Tome nota do que, geralmente, é excluído:

  • Acidentes de trabalho
  • Cirurgias estéticas
  • Doenças preexistentes (patologias diagnosticadas antes da subscrição do plano de saúde)
  • Tratamentos  de fertilidade, alcoolismo, toxicodependência ou SIDA

As formas de acesso à rede médica

Prestação na rede

Permite que o segurado usufrua de serviços em laboratórios, clínicas e hospitais que façam parte da rede integrada pela seguradora contratada. Nestes casos, o contratante paga um valor fixo previamente acordado entre as partes, que nada mais é do que uma percentagem do total valor do serviço.

Prestação por reembolso

No caso dos pacientes que recorram aos serviços médicos não vinculados à rede contratada, a seguradora determina que o pagamento deverá ser suportado de imediato pelo segurado, que deverá guardar a fatura/recibo e pedir o reembolso, apresentando o comprovativo à seguradora. O reembolso poderá ser feito em até mais de 30 dias, e a percentagem pode ultrapassar os 90% do valor total do serviço.

A opção de reembolso é vantajosa para os segurados que residem fora das grandes cidades e pode encontrar dificuldades na hora de encontrar o serviço pretendido dentro da rede médica abrangida pelo plano.

O acesso à rede e os preços convencionados

Nesta opção o segurado tem acesso direto aos serviços prestados pela rede médica convencionada pelo plano escolhido, pagando preços mais acessíveis. Funciona como um tipo de desconto e o valor é suportado pelo paciente.

Escolha o melhor plano para si

Agora que já sabe o que esperar do seu plano de saúde, é altura de testar as possibilidades e encontrar o serviço que melhor se enquadra no seu orçamento, sem esquecer-se das suas necessidades. Aqui encontra o simulador Medicare e três opções de planos que cabem em qualquer bolso.

Quer pagar pouco pela consulta? Vai fazer um exame e espera poupar?

O plano Platinium by Medicare é o indicado para si. Através de parcerias estabelecidas, o segurado tem acesso direto a descontos especiais e a serviços de saúde de excelência. A rede médica abrangida é uma das mais completas do país e os preços são bastante reduzidos quando comparados ao mercado particular.

Tem mais de 65 anos?

Existe um plano exclusivo para si. O plano Sénior by Medicare oferece um conjunto de soluções específicas para a terceira idade, e o objetivo é apenas um: garantir qualidade de vida e bem estar aos que já chegaram à terceira idade.

Plano de saúde através do trabalho?

Cada vez mais empresas estão preocupadas em encontrar um plano de saúde que garanta o conforto dos seus funcionários, estabelecendo assim um compromisso maior entre trabalhador e contratante. A pensar nisso, foi criado o plano Corporate by Medicare, que disponibiliza condições e preços especiais no acesso à rede médica privada.

Veja também: