Como plantar abacate em casa

O abacate tem sido cada vez mais usado na culinária portuguesa, embora haja muitas outras aplicações deste fruto: aprenda a plantar abacate.

Como plantar abacate em casa
Dicas para um cultivo ideal

Plantar abacate é bastante fácil é muito útil, pois este fruto é considerado um super-alimento por conter ingredientes essenciais para o corpo humano. Apesar de ser mais conhecido pela sua utilização na confeção do guacamole, a verdade é que há inúmeras utilizações para este fruto, não só na cozinha, como também para a produção de cosméticos caseiros.


Plantar abacate em casa: 4 passos fundamentais

O abacate é muito rico em várias vitaminas e em potássio, tornando-o um alimento muito nutritivo e com vários benefícios para a saúde: ajuda a reduzir o colesterol mau e pode ser um bom aliado nas dietas para a perda de peso. Pela beleza das suas grandes folhas verdes também pode ser usado como planta ornamental. Siga estes 4 passos para conseguir plantar abacate em casa:



1º passo - germinar a semente

O primeiro passo para plantar abacate é retirar o caroço de um fruto e limpá-lo muito bem. É o caroço que se torna na semente da nova planta que vai cultivar. Depois de limpar bem o caroço, deve espetar-lhe alguns palitos (3 ou 4) de modo a criar um suporte para o manter à tona de um copo com água.

O caroço deve ficar apenas parcialmente submerso na água. A água deve ser renovada regularmente, garantindo sempre o mesmo nível em relação ao caroço. Depois de alguns dias, começarão a surgir raízes e a crescer um caule.



2º passo - plantar o abacate

Quando o caroço tiver já algumas raízes e o caule e folhas atingirem cerca de 20 a 30 cm está na altura de o passar para a terra. É importante que o solo seja fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado. Pode ser plantado em terreno aberto ou num vaso grande - quanto mais espaço tiver, melhor se desenvolverá. O caroço não precisa de estar completamente enterrado.



3º passo - rega e outros cuidados

A planta do abacate deve ser regada diariamente de modo a que a terra esteja sempre húmida. As folhas da planta devem estar sempre bem verdinhas - se começarem a ficar castanhas significa que precisa de mais água, mas se ficarem amareladas talvez a planta esteja a receber água em demasia (nesse caso não regue durante alguns dias).



4º passo - colheita

Regra geral, a planta do abacate começa a dar fruto 2 anos após a sua cultura. Depois é só deixar que os frutos estejam maduros e retirá-los da planta. Entretanto terá uma linda planta a embelezar qualquer local onde ela seja cultivada.

Plantar abacate, como vê, é bastante fácil seguindo estes 4 passos fundamentais, embora tenha de esperar algum tempo até conseguir produzir o fruto. A espera, contudo, vale a pena.

Veja também: