Dicas para plantar batata-doce em casa

A batata-doce tem sido cada vez mais utilizada na nossa culinária: siga estes passos simples para conseguir plantar batata doce facilmente.

Dicas para plantar batata-doce em casa
4 passos para um cultivo ideal

Plantar batata-doce não é nada difícil e pode consegui-lo no jardim la de casa ou mesmo em vasos. A batata-doce ganhou este nome pelo sabor adocicado do seu tubérculo e teve origem nos Andes, embora se tenha espalhado rapidamente pelos trópicos e subtrópicos de todos o mundo.


Batata-doce: aprenda a plantar este alimento nutritivo

Embora não seja tão comum no nosso país, não é apenas o tubérculo da batata-doce que é comestível: também as suas folhas (cozidas) são bastante saborosas e nutritivas. Como a sua folha é muito bonita, pode também ser usada como planta ornamental, plantada tanto em jardins como em vasos.

A batata-doce tem sido também muita associada a dietas de emagrecimento e de redução do colesterol mau, pois é um alimento rico em fibra, potássio, proteína e fósforo. Além disso, por ser um alimento com um índice glicémico baixo, ajuda a provocar a sensação de saciedade durante mais tempo. Para plantar batata-doce basta seguir estes 4 passos.


1º passo - Germinar a batata-doce

Pode plantar batata-doce de três formas: a partir da rama da planta adulta; a partir da semente; ou a partir da germinação do próprio tubérculo. Esta última técnica é a mais usada, principalmente por quem vai iniciar o seu cultivo. Para tal basta colocar uma batata-doce num copo de água que cubra apenas parcialmente o tubérculo. Aos fim de alguns dias verá como criou raízes e rama.



2º passo - Plantar a batata-doce

O solo deve ser fértil e rico em matéria orgânica e é muito importante que não tenha pedras nem outros detritos. Pode ser plantada em terrenos abertos ou em vasos, desde que tenha pelo menos 35 cm de diâmetro e de profundidade. A batata-doce germinada deve ser introduzida na terra de modo a que as raízes, o tubérculo e parte do caule fiquem cobertos. O ideal é fazer plantar batata-doce entre abril e maio para garantir que o tubérculo possa ser colhido antes da chegada do inverno.



3º passo - Rega

A batata-doce não exige muitos cuidados, sendo bastante vigorosa e resistente. O solo deve ser regado de forma a estar sempre húmido, evitando que fique encharcado.



4º passo - Colheita

A batata-doce pode ser colhida entre 100 a 180 dias após a plantação, dependendo das condições de cultivo. Contudo, é importante que seja colhida antes do inverno e das temperaturas mais baixas.

Aproveite estas dicas para plantar batata doce e consiga uma planta bonita, que produz um tubérculo comestível e com bastantes benefícios para a saúde, cada vez mais utilizado na nossa culinária.

Veja também: