Como plantar batatas em casa

A batata é um dos alimentos mais versáteis na cozinha, podendo ser confecionado de imensas maneiras: aprenda a plantar batatas de forma simples.

Como plantar batatas em casa
Dicas úteis para um cultivo eficaz

Plantar batatas é uma atividade bastante simples, mas que requer alguns cuidados para que a produção seja de qualidade. As batatas podem ser cultivadas em campos abertos, grandes vasos ou pequenos jardins. A rama e flor da batateira são até bastante bonitas, o que dá origem a um campo cultivado muito agradável.


Plantar batatas corretamente: 3 passos fundamentais

O uso da batata na cozinha portuguesa, bem como na mundial, é bastante comum pois trata-se de um alimento muito versátil podendo ser usado em pratos principais, entradas, sopas e até sobremesas. Rica em amido, carboidratos, proteínas, vitamina C, ferro e potássio, a batata é um alimento muito nutritivo e que traz bastantes benefícios para a saúde quando confecionado corretamente.



1º passo - Plantar

O plantio da batata deve ser feito no início da primavera e pode ser usada a chamada batata-semente à venda em lojas da especialidade. Esta forma de plantar batatas tem a vantagem de garantir a excelente qualidade da semente, isto é, que esteja livre de doenças que muitas vezes atacam esta planta.

Porém, pode também usar as batatas - cortadas em metades ou inteiras -, que não apresentem sinais de doenças. Quando tiverem alguns brotos podem ser plantadas em solo fértil, drenado, e rico em matéria orgânica. As sementes devem ter colocadas na terra com cerca de 30 cm de espaçamento entre elas e também de profundidade.



2º passo - Rega e outros cuidados

Para plantar batata de forma eficaz é muito importante que o solo seja mantido húmido, mas não em demasia, uma vez que o excesso de água pode facilitar o desenvolvimento de algumas doenças características da batata. No entanto, a rega deve ser suspensa nas duas últimas semanas antes da colheita.

A exposição solar direta é também importante para o desenvolvimento da planta, embora em climas quentes elas consigam crescer na sombra. O solo deve também estar livre de pedras ou outros objetos para facilitar o desenvolvimento do tubérculo. Muito importante é garantir que as batatas nunca estejam expostas à luz solar; se isso acontecer devem ser tapadas imediatamente. Por isso é que o solo para plantar batatas deve estar coberto com matéria morta ou então com um plástico opaco que impeça a passagem da luz.



3º passo - Colheita

A colheita da batata é um processo bastante fácil, pois o próprio tubérculo, quando está pronto para ser apanhado, começa a soltar-se facilmente. Além disso, a rama começa a ficar amarela. Assim, basta revolver a terra e a apanhar as batatas. Se pretende guardar as batatas durante mais tempo, deve deixá-las secar na terra durante algum tempo e só depois apanhá-las e armazená-las.

Plantar batatas é, como vê, um processo bastante fácil, mas devem ser usadas estas dicas para que a qualidade do tubérculo esteja garantida e também para evitar algumas doenças que são bastante comuns neste tipo de cultivo.

Veja também: