Como plantar cebola em casa

As cebolas são um dos principais ingredientes da cozinha mediterrânica e é indispensável na dispensa de todos os portugueses: aprenda a plantá-las em casa.

Como plantar cebola em casa
3 passos para um cultivo fácil

Plantar cebola é uma das práticas mais comuns no nosso país, tanto porque se adapta muito bem ao clima do nosso país, como é um dos ingredientes fundamentais na culinária nacional. Além disso, os benefícios para a saúde do consumo de cebola são bastante conhecidos.


Como plantar cebolas numa pequena horta caseira

A cebola é bastante rica em nutrientes importantes para a saúde. O seu consumo pode ser feito de diversas formas, desde crua, assada, estufada ou grelhada e, por isso, é um ingrediente fundamental em todas as cozinhas. Por ser um anti-inflamatório natural ajuda a combater várias doenças e também a reduzir os níveis de colesterol mau.
 

1º passo - Plantação

As casas da especialidade vendem pés de cebola que foram germinados de sementes até atingirem um crescimento suficiente para serem plantados. Como a cebola não resiste muito bem às temperatura muito frias do inverno, o momento mais adequado para plantar cebolas é o início da primavera.

Os pés de cebola devem ser plantados a uma profundidade de 2 ou 3 cm, com um espaçamento entre as plantas de 15 cm. O solo deve ser fértil e rico em matéria orgânica, com uma boa drenagem.



2º passo - Rega e outros cuidados

A rega é muito importante, pois a cebola gosta de um solo húmido para conseguir crescer e desenvolver-se. Quando as cebolas já estiverem mais desenvolvidas pode diminuir a frequência da rega. Também é muito importante manter a terra livre de plantas invasoras, pois elas podem prejudicar bastante o desenvolvimento das cebolas. As cebolas gostam de um solo que tenha exposição solar direta durante várias horas do dia.



3º passo - Colheita e conservação

As cebolas podem ser colhidas em diversos momentos do seu crescimento, mas devem ser retiradas da terra antes da chegada do inverno e das temperaturas mais baixas. A cebola deve ser arrancada com todo o caule para iniciar, depois, um período de cura.

Devem ser expostas ao sol durante 3 a 10 dias para perderem o excesso de água e poderem ser armazenadas de forma segura. Aguentam armazenadas e em boas condições de 3 a 6 meses.

Se tem uma pequena horta onde pode plantar cebolas, não deixe de o fazer pois o seu cultivo é bastante fácil e poderá usar, na sua cozinha, um ingrediente livre de produtos químicos. Assim, todas as potencialidades deste alimento são multiplicadas, tornando-se um hábito saudável e com muitos benefícios.

Veja também: