Como plantar gengibre em casa

Há cada vez mais pessoas a plantar gengibre em casa. Se a ideia lhe aguçou a curiosidade, saiba o que é preciso para ter esta planta na sua habitação.

Como plantar gengibre em casa
3 passos para um cultivo ideal

Plantar gengibre não é uma tarefa difícil, pelo contrário, é tão simples que o poderá fazer em casa ou no seu jardim. O gengibre é essencialmente usado como uma especiaria, especialmente na culinária dos países asiáticos. Contudo, o ocidente tem ficado cada vez mais rendido às suas potencialidades e proliferam as medidas de divulgação dos seus benefícios para a saúde.


Plantar gengibre: uma fonte de saúde em sua casa

O gengibre pode ser usado na forma de raiz, ou em pó. Pode ser acrescentado ao estrugido de qualquer prato ou polvilhado num salteado de legumes. Os usos e receitas com gengibre são imensos: vão dos chás, aos refrescos, sopas, saladas e até sobremesas. Como acelera o metabolismo, é muito usado em dietas de emagrecimento, sendo também conhecido por proteger o estômago contra úlceras e de atuar como antioxidante e anti-inflamatório.

 

1º passo - Plantar

O gengibre deve ser plantado em solo fértil, drenado e rico em matéria orgânica. O local deve ser preferencialmente à sombra ou com luz solar indireta. A altura mais adequada para o plantio são os meses mais quentes do ano. É ideal para plantar em casa, pois esta planta precisa de ser protegida durante os meses mais frios, passando da varanda ou jardim da casa para o interior. Os pedaços de gengibre devem ser colocados a cerca de 5cm de profundidade, deixando uma espaçamento generoso entre as plantas para garantir o seu crescimento.



2º passo - Rega e outros cuidados

O solo deve ser mantido húmido até as folhas ficarem com um tom amarelado. Nessa altura a rega pode ser mais espaçada ou até interrompida até à colheita da raiz. A terra deve ser mantida livre de ervas daninhas ou outras plantas invasoras para que não haja competição pelos nutrientes do solo. Se os pedaços de raiz de gengibre começarem a ficar expostos, devem ser tapados amontoado terra.



3º passo - A colheita

O gengibre pode ser colhido entre 7 a 12 meses após a sua plantação, quando as hastes da planta estiverem já com uma cor amarelada. O gengibre pode ser colhido arrancando a planta com cuidado, mas isso não é absolutamente necessário. Isto é, pode escavar um pouco de terra e retirar uma parte da raiz, deixando a restante na terra para que continue a crescer. Optando por esta forma de colheita, a planta pode durar vários anos.

Plantar gengibre pode ser uma excelente forma de nunca mais ter de comprar esta raiz e garantir que tem, durante todo o ano, uma fonte de gengibre disponível para usar nas suas receitas preferidas e também para descobrir novas formas de o utilizar. A sua saúde sairá, com certeza, a ganhar.

Veja também: