Helena Peixoto
Helena Peixoto
06 Abr, 2023 - 10:00

Plantar limão em casa: aprenda o passo a passo

Helena Peixoto

Plantar limão em casa nunca foi tão fácil. Reunimos todas as instruções e cuidados a ter num único artigo. Mais útil não há!

três vasos com limoeiros

Algumas pessoas pensam que, pelo facto de não terem um grande jardim ou um quintal, já não podem plantar limão em casa, mas isso não é de todo verdade!

Além de ser possível que esta árvore de fruto cresça num vaso, vai conseguir que ela dê frutos. Sim, limões de verdade!

Assim, terá sempre à mão limões fresquinhos para fazer as mais deliciosas receitas. Este é mesmo o cenário perfeito para os dias quentes de verão que nos presenteiam.

Como plantar limão em casa em 6 passos simples

plantar limão em casa
1

Comprar sementes de qualidade

O primeiro passo, absolutamente essencial, começa ainda antes de plantar limão em casa. Confirme que as sementes são de qualidade! Opte idealmente por limões biológicos que estejam bem maduros pois este passo vai ser essencial para o sucesso da operação.

2

Secar as sementes

Retire as sementes do limão maduro e deixe-as a secar à sombra de um dia para o outro. Se quiser, pode usar a ajuda extra de papel de cozinha para conseguir umas sementes bem sequinhas. Mas neste passo para plantar limão em casa o essencial mesmo é que espere as 24 horas antes de as semear.

3

Plantar em vaso

Para este terceiro passo vai precisar de um vaso grande (idealmente de barro), e uma boa quantidade de terra de boa qualidade. Encha o vaso com 1/4 do seu tamanho de terra e regue-a bem de modo a que a fique bem húmida. Volte depois a colocar mais um pouco de terra, deixando uma borda de cerca de 6 centímetros.

4

Plantar as sementes

Vá buscar as sementes já bem secas e semeie-as a uma profundidade de cerca de 5 ou 6 centímetros. E, ao contrário do que se pensa, não precisa de pressionar muito a terra que fica por cima. Para plantar limão em casa com sucesso tem apenas de garantir que as sementes ficam bem tapadas e que a terra por cima ficou lisinha. Borrife generosamente a terra com a ajuda de um borrifador, mas sem exagero!

5

Tapar o vaso

Neste passo, vai ter de tapar o vaso com película aderente transparente, fazendo vários furos para que consiga respirar. Depois de o fazer, coloque o vaso num local com bastante luz direta e vá regando sempre que achar que a terra está a ficar seca e seja paciente! O período de germinação pode demorar de 15 dias a um mês.

6

Cuidar

Por esta altura já deve começar a ver algum verdinho de fora. Quando a planta começar a aparecer, mantenha a rega com o borrifador para evitar exageros. Além disso, pode também aplicar com alguma regularidade um pouco de fertilizante de qualidade para que o limoeiro cresça mais forte e resistente. E sim, muito em breve, poderá dizer que tem limões orgânicos em sua casa!

Como viu, são 6 passos bem simples de fazer para plantar limão em casa e começar a usufruir de todos os seus benefícios!

gengibre
Veja também Plantar gengibre: porque deve ter e como fazer em casa em passos simples

Desafios a superar para quem plantar limão em casa

Como em tudo na vida, nem tudo são rosas e o caso de plantar limão em casa não é exceção. Se, por um lado, já vimos que o processo em si é bastante fácil e descomplicado, por outro existem algumas condicionantes que deve ter em conta para garantir uma vida longa e saudável à sua nova planta!

Superar o inverno

Tal como muitas outras plantas, o limoeiro é daquelas que sofre bastante com temperaturas mais baixas. Nesse caso, é fundamental que o traga para dentro de casa quando a temperatura externa for muito fria. Não se esqueça de o colocar num local de luz direta e evite também os ambientes internos muito secos (o limão precisa de humidade).

Se não tiver a possibilidade de trazer a planta para dentro, pode também adquirir uma tela própria para a proteção de plantas O importante é que não deixe o pé de limão exposto a temperaturas abaixo de 12 graus.

Tipo de adubo

Como todos as frutas cítricas, o limão precisa de um terreno rico de sais minerais, necessidade essa que aumenta na primavera, afinal é a altura do ano em que a planta se prepara para produzir limões! Não poupe no substrato!

Troca de vaso

É muito natural que chegue uma altura da vida do seu limoeiro em que vai ser necessário dar-lhe uma nova casa. O melhor momento para o fazer será no final da primavera ou início do verão. Quando a planta ainda é jovem, deve fazer este procedimento a cada 2 ou 3 anos; em idade adulta pode aumentar para 4. O transplante definitivo acontece quando o vaso chega a um diâmetro de 70 a 80cm.

Lembre-se: evite os vasos de plástico e prefira barro ou pedra!

Podar o limoeiro

Para garantir saúde, estética e segurança da sua planta, não deve descurar uma boa poda. E como fazê-la? Em primeiro lugar, deve respeitar a sua forma natural, não sendo muito invasivo, com riscos de a danificar. Faça este processo no final do inverno ou início da primavera e retire apenas os galhos que secaram, sem invadir muito o sistema da planta.

Água

O limão precisa de bastante água, mas sem grandes excessos! Essencialmente, precisa de um cuidado regular. No final da primavera, quando começa a abrir as primeira flores, intensifique as borrifadelas. E lembre-se: folhas amarelas indicam que a planta está a secar.

Parasitas

Sim, até limoeiros podem ser atacados por parasitas. Um dos mais comuns é um cogumelo que ataca diretamente a planta, secando-lhe os galhos e as folhas. Para o eliminar, tem mesmo de cortar os galhos afetados.

Temperatura

Esta é das condicionantes que acaba por ser mais difícil de controlar para plantar limão em casa, mas pelo menos fica com o conhecimento! A temperatura ideal para o cultivo desta planta situa-se entre os 20º e os 30º. No entanto, ela resiste tanto um pouco para cima como para baixo.

Veja também