5 passos para plantar morangos em casa

O morango é um dos frutos preferidos do verão, para além de muito fácil de cultivar: veja aqui as dicas para conseguir morangos deliciosos.

5 passos para plantar morangos em casa
Dicas para conseguir morangos saborosos

O morangueiro é uma planta perene que atinge entre os 10 e os 30 cm de altura. As folhas apresentam três folíolos e são comestíveis, especialmente quando a planta é ainda jovem. Plantar morangos em casa é muito fácil, até porque crescem bem em climas com diferentes temperaturas


Plantar morangos em casa: dicas para ser bem sucedido

O morangueiro pode ser plantado em campos abertos ou em pequenos vasos, nomeadamente em jardins verticais, pois a planta não cresce muito. Além disso, como precisam de muita luminosidade, os jardins ou mesmo varandas podem ser locais bastante adequados. Além de ser um fruto muito saboroso, embeleza qualquer jardim.
 

1º passo - Preparar a terra

O solo para plantar morangos deve ser bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica, devendo ser mantido húmido mas não alagado. Podem ser plantados em terreno aberto, em vasos ou em jardins verticais.



2º passo - Plantar

O ideal é comprar pés de morangueiro, que podem ser encontrados em qualquer mercado tradicional ou em hortos. Coloque os pés espaçados ligeiramente uns dos outros na terra, garantindo que o caule e folha ficam no exterior.

Pode também optar por germinar as suas próprias sementes: para isso deve colocá-las num papel húmido dentro de um saco plástico transparente e fechado; quando as sementes germinarem (pode demorar até 20 dias) pode transplantá-las para a terra com muito cuidado. A plantação deve ocorrer no final de agosto ou em setembro.



3º passo - Regar

O solo deve ser mantido sempre húmido, regando com a frequência necessária para atingir esse objetivo. Não deve encharcar a terra. Pode cobrir o solo com um plástico para controlar ervas daninhas, mas também porque o morango fica, desta forma, mais doce.



4º passo - Colher

Os morangos devem ser colhidos quando estão maduros e bons para consumo. Podem ser colhidos diariamente ou dia sim, dia não. Para colher morangos corretamente deve cortar-se o talo e não arrancá-lo.



5º passo - Replantar

O morangueiro cria uns rebentos (estolhos) que podem ser cortados e reintroduzidos na terra dando origem assim a um novo pé de morangueiro. Os morangueiros produzem bem durante dois a três anos, mas se for plantando os estolhos acaba por ir renovando a planta.

Seguindo estes passos, plantar morangos pode ser bastante fácil e, como o pode fazer em qualquer varanda ou jardim, a sua cultura acessível a todos. Siga estes passos para plantar morangos e delicie-se com este fruto maravilhoso.

Veja também: