4 dicas úteis para plantar tomate em casa

O tomate é um alimento muito importante em todo o mundo, mas de especial relevo na cozinha mediterrânica: siga aqui os passos para plantar tomate em casa.

4 dicas úteis para plantar tomate em casa
4 passos para uma cultura de sucesso

Plantar tomate tem sido um hábito não só dos grandes agricultores, como também das pessoas que têm um pouco de terreno e que gostam de se dedicar a pequenas tarefas agrícolas. Nas cidades, esta ligação à terra também se faz notar e os tomateiros são plantas que se adequam a culturas domésticas, isto é, podem ser plantados em vasos em varandas. Assim, há em várias casas da especialidade pequenos vasos ou baldes para que o plantar tomates em casa seja bastante viável.


Plantar tomate: fonte de saúde e sabor em casa

Há alguns passos que devem ser seguidos com atenção para que plantar tomate possa resultar num produto final saboroso, rico em nutrientes e excelente para usar na cozinha.



1º passo - Germinação das sementes

Para plantar tomates, em primeiro lugar, é necessário fazer crescer as sementes. Isso pode ser feito diretamente no solo onde vão crescer os tomateiros ou então em pequenos vasos. As sementes devem ser colocadas na terra a cerca de 1 cm de profundidade e o solo mantido húmido até começarem a surgir os primeiros pés de tomate. Em termos de luminosidade, os tomateiros preferem locais com muita luz, mas de forma indireta.



2º passo - Plantar os pés de tomate

Depois da germinação das sementes, e quando elas tiverem atingido uma altura de cerca de 15 a 25 cm de altura, pode transplantar os pés para um terreno maior. Ao colocar os pés de tomateiro na terra, pode também cobrir de solo parte do caule para que facilite o surgimento de mais raízes. Normalmente os pés devem ser plantados com um espaçamento de 50cm a 1m entre eles.

Se optar por deixar crescer o tomateiro no vaso onde germinou as sementes - no caso de varandas ou pequenos jardins -, é absolutamente necessário que retire os pés mais fracos, deixando apenas um ou dois pés no vaso.



3º passo - Rega e outros cuidados

O solo deve ser mantido sempre húmido e deve receber bastante luminosidade. Como as plantas crescem bastante, devem ser amarrados os caules a uma rede ou cerca, ou em alternativa - e talvez o processo mais usado - usando estacas com pelos menos 1,5 m de altura. Também deve ser retirados os brotos que forem crescendo lateralmente para garantir um crescimento mais linear em altura.



4º passo - Colheita

Dependendo do tipo de tomate que plantou e do uso culinário que lhe pretende dar, a altura da colheita pode variar. Contudo, a colheita deve sempre acontecer entre 7 a 8 semanas após o plantar dos tomates. Quanto mais tarde, mais açúcares o fruto acumula e por isso mais saboroso se torna.

Plantar tomate pode ser não só uma excelente ideia porque terá um fruto delicioso à sua disposição, mas também porque esteticamente a planta tem um colorido bonito e embeleza muito um jardim ou uma varanda.

Veja também: