6 plantas para ter no quarto e dormir melhor

Descubra algumas das plantas que pode ter no quarto e que o vão ajudar a descansar melhor.

6 plantas para ter no quarto e dormir melhor
Há quem diga que ter plantas no quarto faz mal à saúde, mas não é bem assim....

Há uma ideia pré-concebida de que faz mal ter plantas no quarto, mas não é totalmente verdade. Na realidade, se quer ter uma boa noite de sono, há algumas plantas para ter no quarto e que, mais do que dar cor ao espaço, ainda o podem ajudar a dormir melhor.

Plantas para ter no quarto: 6 boas opções

Uma boa noite de sono é essencial para o bem-estar de qualquer um. Aliás, uma noite mal dormida pode influenciar a energia, o humor, a produtividade e até a qualidade de vida de uma pessoa.

Não é por isso de estranhar, que para quem passa noites a fio a dormir mal, todas as ideias ou truques que possam ajudar são vistas com bons olhos. Sejam chás ou calmantes para dormir melhor, há quem experimente de tudo. Mas há algo que a maioria das pessoas ainda é resistente a experimentar: ter plantas no quarto, porque se acredita que durante o processo de fotossíntese, as plantas emitem dióxido de carbono (CO2) e consomem oxigénio durante a noite.

Pois bem, ainda que isto seja verdade, também é verdade que as plantas ajudam a purificar o ar e podem contribuir para eliminar toxinas, podendo contribuir para melhorar a qualidade do sono. Portanto, se quer dormir bem, saiba quais as melhores plantas para ter no quarto. Eis alguns exemplos.

1. Lavanda

lavanda

Não só cheira maravilhosamente, como ainda tem propriedades benéficas para a saúde. A lavanda ajuda a reduzir o stress e a ansiedade, diminui o ritmo cardíaco e melhora a qualidade do sono. Razões mais do que suficientes para esta ser uma das plantas para ter no quarto.

2. Língua-de-sogra

snake plant

Também conhecida como espada de São Jorge, espada de Santa Bárbara, rabo-de-lagarto, sanseviéria ou snake plant (em inglês). Esta é outra das plantas para ter no quarto se quiser uma boa noite de sono.

Além de purificar o ar e aumentar os níveis de oxigénio (esta é das poucas plantas que absorve o dióxido de carbono e emite oxigénio em simultâneo durante a noite), há estudos que apontam que esta planta também ajudar a prevenir irritações nos olhos, problemas respiratórios ou dores de cabeça. Além disso, ainda tem a grande vantagem de ser resistente e durar muito tempo.

3. Jasmim

jasmim

Tem um odor forte e perfumado. Mas há mais benefícios de ter jasmim no quarto. Além de reduzir os níveis de ansiedade, o odor do jasmim ainda contribui para melhorar a qualidade do sono e aumentar a produtividade durante o dia. Mas atenção: o jasmim é uma planta que precisa de bastante luz.

4. Aloé Vera

aloe vera

Benefícios (e bem conhecidos já) não lhe faltam e, por isso mesmo, tinha que constar nesta lista de plantas para ter no quarto. No que ao sono diz respeito, o aloé vera contribui para a purificação do ar e libertação de oxigénio, o que, por si só, já ajuda a melhorar a qualidade do sono.

Além disso, ainda é fácil de cultivar (mas precisa de bastante luz solar, directa preferencialmente). E mais. Pode usar o gel das folhas para tratar pequenos cortes, queimaduras, escaldões ou picadas de insectos, por exemplo.

5. Gardénia

gardénia

Não só é uma planta bonita, como tem um perfume muito agradável e tem benefícios para a sua saúde, isto porque ajudam a reduzir a ansiedade e estimulam o sono. Aliás, o odor das gardénias tem mesmo um efeito sedativo. Pelo menos é isso que diz um estudo realizado, em 2010, por um grupo de investigadores da Universidade Heinrich Heine, em Düsseldorf, que defende que o perfume das gardénias é tão eficaz como um Valium.

6. Valeriana

valeriana

Não é só o chá que ajuda a dormir melhor. A planta também e é por isso que constitui uma boa opção de plantas para ter no quarto. Estudos defendem que inalar simplesmente o perfume da valeriana já é suficiente para ajudar a relaxar e reduzir as insónias.

Veja também: