Publicidade:

7 plantas perigosas que pode ter em casa

Há alguns tipos de plantas que são menos aconselháveis. Conheça 7 plantas perigosas que pode ter em casa e com as quais tem de ter cuidado.

7 plantas perigosas que pode ter em casa
Alguns cuidados extra podem ser necessários

Se há plantas que são benéficas para a saúde, há outras que nem tanto. Vamos falar-lhe de 7 plantas perigosas que pode ter em casa e nem tem ideia. No entanto, não precisa de correr a desfazer-se das plantas, basta que tenha alguns cuidados especialmente com os miúdos ou com os animais que podem comer as folhas, ficando doentes.

Plantas perigosas que requerem alguns cuidados

1. Dedaleira

dedaleiraFonte da imagem: Plants of the World Online

Não se deixe enganar pelas belas cores desta que é uma das plantas perigosas que pode ter em casa. As flores em forma de sino e suas bagas atraem as crianças, mas contêm um composto usado para tratar a insuficiência cardíaca. Comer é como tomar uma dose não regulamentada de medicamento para o coração, pelo que deve sempre ter muito cuidado.

2. Ruibarbo

ruibarboFonte da imagem: Hortas.info

As hastes destes vegetais fazem deliciosas tortas, mas não tente usar as folhas. Comer demasiadas folhas de ruibarbo poderá prejudicar os rins, sendo muito grave para a saúde.

3. Glicínia

plantas perigosas 3

As glicínias raramente prejudicam os humanos, mas as vagens das sementes desta que é uma das plantas perigosas que pode ter em casa são tóxicas para cães, gatos e cavalos. Se tem uma glicínia em casa e se se der conta que os seus animais sofrem de vómitos ou diarreia, deve levá-los imediatamente ao veterinário.

4. Dieffenbachia

plantas perigosas 3

Esta é uma planta que muito frequentemente se encontra em casas e, apesar de ser uma das plantas que limpam o ar, é também muito perigosa, podendo tornar-se mortal se for ingerida, pois faz com que as vias aéreas se fechem. O simples contacto desta planta com a pele pode causar comichões e alergias.

5. Lírios

plantas perigosas 4

Os lírios são muito populares, mas os lírios do género Hemerocallis ameaçam os gatos. Comer apenas uma pequena quantidade pode levar a insuficiência renal aguda ou mesmo à morte.

6. Narcisos

plantas perigosas 6

Os narcisos são flores muito perigosas, pelo que se tem animais deve pensar duas vezes antes de os plantar. A sua ingestão pode causar vómitos, diarreia, convulsões, tremores e arritmia cardíaca.

7. Hidrângeas

plantas perigosas 7

Estas populares flores contêm uma toxina que não é brincadeira: cianeto. Apesar de ter se ser ingerida em elevadas quantidades para ser muito perigosa, deve sempre ter muito cuidado com as crianças e os animais de estimação.

Veja também:

Limpeza e Arrumação