8 plantas que garantem privacidade em casa

Para que o seu jardim garanta mais privacidade em casa, escolha bem as plantas que tem nesse espaço. Repare nas vantagens das nossas sugestões.

8 plantas que garantem privacidade em casa
A privacidade começa no jardim

Para conseguir mais privacidade em casa, há plantas que ajudam muito. Além de embelezarem o espaço, evitam que olhares exteriores penetrem no interior do seu lar.


Privacidade em casa: 8 plantas para ter no jardim


Tuia vulgar

tuia vulgar

A tuia vulgar, ou thuja occidentalis, é uma planta conífera da família das crupressaceae. É ideal para ter no seu jardim, por ser uma planta muito frondosa e intensamente perfumada, o que torna esse espaço, além de mais recatado, mas atrativo olfativamente. Esta planta de folha persistente é excelente para fazer uma espécie de vedação. Além de se adaptar bem a vários tipos de solo, é ainda de baixa manutenção.



Bambu

bambu

O bambu é uma das plantas com um crescimento mais rápido. Cria uma barreira elegante e exótica e pode consegui-la de forma bastante célere. Contudo, tenha cuidado ao escolher o tipo de bambu, pois algumas variedades são bastante invasivas. Pode optar por plantá-lo em vasos altos onde seja mais fácil controlar o seu crescimento.



Loureiro

loureiro

Esta pequena árvore de folha persistente é uma excelente opção para o seu jardim. Convém que tenha uma boa exposição solar e exige solos com boa drenagem. Além de poder usar as suas folhas, principalmente depois de secas, como um ingrediente para aromatizar os seus cozinhados, algumas espécies dão uma flor branca muito bonita.



Azevinho

azevinho

Há muitas variedades de azevinho, mas todas são fantásticas para criar privacidade em casa. Estas pequenas árvores são muito bonitas e acrescentam um colorido agradável ao seu jardim. Se tiver crianças, não se esqueça de as prevenir de que as folhas são bastante rígidas e aguçadas e, por isso, podem picar os mais sensíveis.



Buxinho

buxinho

O buxo ou buxinho é uma espécie de arbusto com folhas inteiras e perenes. É muito usado para criar vedações, usando cortes frequentes, o que também evita que a planta floresça. É ideal para criar diferentes formas - topiários -, o que pode enriquecer o seu jardim, acrescentando-lhe figuras esculpidas no buxinho. Excelente escolha para quem procura privacidade em casa.



Cornus sericea

cornus sericea

Esta pequena árvore de ramos vermelhos, apesar de ser de folha caduca, é uma boa ideia para criar privacidade na sua casa, pois cresce com alguma rapidez e pode atingir os 2,5 metros de altura e cerca de 3 metros de largura.



Akebia quinata

akebia quinata

Este arbusto é nativo das regiões do Japão e é conhecido em alguns locais como a vinha do chocolate. É apropriada para jardins já que tem uma folhagem densa e, no início do verão, crescem flores lilás muito perfumadas.



Euonymus

euonymus

Este arbusto é muito comum no nosso país. As suas variedades possuem cores e tamanhos diferentes e são facilmente moldáveis para criar vedações verdes fantásticas. É muito fácil de manter, já que tolera bem todos os tipos de clima e até consegue crescer em solos pobres.

Todas estas plantas têm em comum a vantagem de oferecerem grande privacidade ao seu jardim e também à sua casa. Desta forma, poderá usufruir dos seus espaços exterior e interior sem estar sempre preocupado com os olhares alheios. Além disso, são elementos naturais que conferem uma atmosfera tranquila e serena à sua casa.

Veja também: