Aldeias do Xisto com nova e surpreendente plataforma de booking

Book in Xisto é a plataforma que o ajuda a conhecer o centro do país. Explore-a e visite uma das zonas mais bonitas de Portugal.

Aldeias do Xisto com nova e surpreendente plataforma de booking
Tire proveito desta plataforma para conhecer as aldeias do Xisto

Apoiada pelo Turismo de Portugal, a plataforma Book in Xisto é uma agregadora de informação que permite fazer a reserva de alojamentos, restaurantes e atividades diversas nas Aldeias do Xisto.

Funciona de forma semelhante ao Booking, mas para as 27 Aldeias do Xisto, no centro do país. Se não conhece esta zona, fique a saber que anda a perder algumas das vistas e experiências mais interessantes que pode ter em Portugal.

O que pode encontrar no Book in Xisto

Com o objetivo de trazer mais vida ao interior do país, que este ano foi tão fustigado pelos incêndios, a AdxTur criou este portal que pretende reunir toda a informação turística da zona, contando com mais de 100 parceiros. Os pagamentos no portal podem ser feitos com cartão de crédito ou através de multibanco.

Na Book in Xisto pode encontrar atividades tão diversas como a confeção de pão ou queijo, passeios geológicos, percursos pedestres ou descidas de rio.

E, uma vez que é possível escolher e marcar o alojamento e restaurantes através do Book in Xisto, pode facilmente programar um fim-de-semana ou umas férias de sonho.

Tendo em conta o objetivo do portal, este é um canal de venda direta, pelo que aos parceiros não é cobrada qualquer comissão sobre as reservas feitas.

Apostando no digital, o portal pretende continuar a crescer, promovendo ainda mais estes territórios rurais.

As aldeias do Xisto

aldeias do xisto

São 27 as aldeias, espalhadas por 16 municípios, onde pode fazer as reservas através do Book in Xisto.

Arganil

  • Benfeita
  • Vila Cova de Alva

Aproveite para conhecer a Serra do Açor, onde pode encontrar a Fraga da Pena. Pode ainda visitar a linda aldeia de Piódão, a praia fluvial de Côja e a Barragem das Fronhas.

Castelo Branco

  • Martim Branco
  • Sarzedas
  • Sobral de São Miguel

A Barragem de Santa Águeda, o Castelo e Palácio dos Alcaides e tudo o que se encontra dentro das muralhas, assim como o Jardim do Paço Episcopal, são espaços que não pode deixar de visitar. Aproveite ainda para conhecer o bordado de Castelo Branco.

Covilhã

  • Sobral de São Miguel

Na Covilhã pode encontrar algumas peças de arte urbana de 2 artistas de quem se tem vindo a falar muito: Bordalo II e Vhils. No site da Câmara Municipal pode encontrar rotas para se fazer a pé pela cidade. Uma delas é, precisamente, a Rota Arte Urbana. Basta descarregar o mapa desejado a aventurar-se.

Há ainda alguns miradouros que vale a pena visitar, mas o mais importante é mesmo que não saia de lá sem provar as iguarias locais. Quando for embora, lembre-se de comprar um queijo da serra para levar para casa.

Figueiró dos Vinhos

  • Casal de São Simão

Da doçaria conventual às praias fluviais das Fragas de S. Simão e de Ana de Aviz, Figueiró dos Vinhos deixa sempre boas recordações àqueles que por lá passam.

Fundão

  • Barroca
  • Janeiro de Cima

Na Serra da Gardunha pode encontrar a aldeia histórica de Castelo Novo, várias Casas e Museus e, se for na época do ano certa, as melhores das cerejas que alguma vez irá provar.

Góis

  • Aigra Nova
  • Aigra Velha
  • Comareira
  • Pena

Entre o rio e a montanha, Góis é um município com inúmeras opções. Pode usufruir das praias e piscinas fluviais de Penela, Alvares, do Colmeal, das Canaveias e Amiosinho. Se gosta de desportos motorizados, tente ir à Concentração Mototurística. A arte rupestre pode encontrar na Pedra Letreira.

book in xisto

Lousã

  • Candal
  • Casal Novo
  • Cerdeira
  • Chiqueiro
  • Talasnal

Os percursos pedestres são uma das grandes atrações. As aldeias do Xisto da Lousã são das mais conhecidas. Se for ao Talasnal, não deixe de provar o doce da aldeia que dá pelo nome de talasnico.

Miranda do Corvo

  • Gondramaz

Em Miranda do Corvo vai poder comer uma bela chanfana, entre outras delícias gastronómicas. Se quer equilibrar as coisas e precisa de sugestões para queimar calorias, fique a saber que neste município se pratica muito o BTT.

O Parque Biológico da Serra da Lousã oferece uma vertente turística associada à vertente educacional e ambiental, destacando-se os valores e tradições culturais da região.

Oleiros

  • Álvaro

Oleiros tem panorâmicas únicas. Tem rios, ribeiras e albufeiras que encantam quem os visita. Podem encontrar lontras, precisamente, na lagoa das Lontras. Pode ainda percorrer o trilho português dos Apalaches. E não deixe de visitar o miradouro do Cabeço Mosqueiro.

Oliveira do Hospital

  • Aldeia das Dez

É aqui que acontece a maior feira de queijo da Serra da Estrela do país. Nas vindimas há festas que animam Oliveira do Hospital, já para não falar da comida.

Mais uma vez, os rios, as suas pontes e os caminhos com as mais belas vistas convidam à prática de desporto e contemplação da natureza. Aproveite também para dormir na natureza.

Pampilhosa da Serra

  • Fajão
  • Janeiro de Baixo

Em Pampilhosa da Serra ficam as praias fluviais de Pampilhosa da Serra, de Pessegueiro, de Santa Luzia e de Janeiro de Baixo. No rio Ceira, através da Companhia da Truta, pode pescar esta iguaria, confecioná-la na hora e provar aquilo que pescou.

Pedrógão Grande

  • Mosteiro

Não deixe de visitar o Centro de Interpretação Turística. Para quem gosta de desporto ao ar livre tem que ir até à parede de escalada natural. Não é nenhuma surpresa que Pedrógão Grande também tenha uma praia fluvial, a do Mosteiro. Neste município também há um parque de campismo, para o caso de não fazer questão de ter uma estadia com tanto conforto.

Penela

  • Ferraria de São João

O concelho de Penela é muito conhecido pelo seu Presépio. Castelos também não lhe faltam – de Penela e do Germanelo –, assim como grutas onde pode praticar a espeleologia.

Proença-a-Nova

  • Figueira

Pesca, caça e desporto de aventura são algumas das ofertas de Proença-a-Nova. O concelho integra o Geopark Naturtejo, que combina a proteção e promoção do Património Geológico com o desenvolvimento local sustentável.

Sertã

  • Pedrógão Pequeno

Igrejas e capelas são alguns dos pontos de interesse desta terra onde nasceu Nuno Álvares Pereira, o Santo Condestável, que contribuiu amplamente para a vitória de Portugal contra Castela, na Batalha de Aljubarrota.

Miradouros naturais, águas límpidas das praias fluviais e uma gastronomia de chorar por mais são alguns dos chamarizes da Sertã.

Vila de Rei

  • Água Formosa

O Festival do Bacalhau e do Azeite pode ser uma boa justificação para ir até Vila de Rei. Saiba que aqui se encontra o Centro Geodésico de Portugal, que indica o centro exato do país, e que tem uma vista fantástica, de onde é possível ver as Serras da Estrela e de São Mamede.

Se quer beneficiar de experiências inesquecíveis, explore o Book in Xisto e vá para fora cá dentro.

Veja também: