6 passos para trocar o pneu furado

Mudar um pneu furado pode até parecer uma tarefa simples, mas acredite que é preciso saber que cuidados deve ter. Descubra quais.

6 passos para trocar o pneu furado
Aprenda a mudar o pneu do carro

Quem anda na estrada sabe que para mudar um pneu furado é necessário seguir uma série de passos para que depois não haja problemas. Para começar é necessário colocar uma ferramenta, que se chama macaco, debaixo do automóvel, para que o consiga levantar.

O macaco e a mudança de pneu furado

Já alguma vez experimentou colocar o macaco debaixo do carro para, em caso de necessidade, o posicionar de forma correta? Se ainda não o fez, explicamos-lhe como deve fazer.

À primeira vista pode até parecer uma tarefa fácil, mas no momento em que se dá conta do pneu furado, o stress apodera-se do condutor e aquilo que ao princípio parecia fácil afinal pode tornar-se num problema.

Portanto, é conveniente que aprenda a colocar o macaco, pois se colocar esta ferramenta de forma errada pode danificar o carro e colocar-se em perigo. Caso isso aconteça a única alternativa é chamar o reboque.

Para começar explicamos que o macaco é uma das ferramentas do veículo que se deve utilizar unicamente para mudar uma roda quando o pneu fura. Se por alguma razão, que não seja para mudar um pneu furado, precisar de levantar o carro, não utilize o macaco pois pode danificar a ferramenta.

No fundo mudar uma roda do carro é fácil – para quem sabe – mas se o macaco estiver mal colocado o carro pode cair sobre quem está a mudar a roda. Caso isso aconteça é muito provável que o tambor ou mesmo o disco do travão fique inutilizado.

O local onde muda o pneu furado também é importante. Deve mudar o pneu num local o mais direito possível, pois se o piso for irregular pode não conseguir manter o macaco firme.

Como mudar um pneu furado

1. Aliviar porcas

Mesmo antes de colocar o macaco comece por aliviar as porcas/parafusos da roda com a chave de rodas (que deve estar junto às ferramentas do carro). Isto porque se apenas tirar os parafusos quando o carro já está no ar pode fazer com que o macaco se mexa e tornando-se instável e podendo cair.

2. Descubra o sítio do macaco

Deve também saber que o tipo de macaco e o sitio certo onde deve colocar o macaco para mudar o pneu furado são diferentes em todas as marcas. Portanto, aconselhamos a que consulte o manual do seu carro e qual a posição correta.

3. Trave o carro

Não se esqueça que o carro deve estar travado com o travão de mão e é aconselhável que coloque uma pedra ou algo semelhante na roda oposta àquela que vai tirar.

4. Levante o carro

Com as porcas já aliviadas e o macaco colocado nos pontos certos comece a levantar o veículo até a roda já não estar em contacto com o chão. Quando o pneu furado já estiver no ar, desaperte o que falta dos parafusos e retire a roda do seu automóvel do suporte.

5. Troque de pneu

De seguida deve colocar-se o pneu sobresselente no local onde se encontrava o pneu furado. Quando o pneu sobresselente estiver no sítio, comece a colocar os parafusos de forma alternada.

6. Baixe o carro

Por último alivie o macaco até que a roda toque no chão e comece a apertar com a chave de rodas os parafusos. Quando todos os parafusos estiverem bem apertados baixa-se o macaco totalmente e depois retira-se. Nesse momento o carro fica pronto a circular de novo.

Veja também: